X

Cotidiano

Vereador de Cubatão é denunciado por quebra de decoro

Ivan Hildebrando se retratou, mas disse à Reportagem que também foi humilhado pelo denunciante nas redes sociais

Da Reportagem

Publicado em 01/08/2019 às 08:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Vereador cubatense disse que vai responder na Justiça os excessos, mas vai provar uma parte de sua fala em plenário / Divulgação/PMC

O analista e suplente de vereador Joziel Lima do Espírito Santo ingressou uma denúncia de quebra de decoro parlamentar, na Câmara de Cubatão, contra o vereador Ivan Hildebrando da Silva (PSB) por conta do parlamentar, no último dia 23, em sessão ordinária da Casa, ter "difamado e injuriado" o denunciante, chamando-o de "lixo, derrotado, falso profeta e que colocava em xeque a crença das pessoas e a opção religiosa". Ainda segundo Joziel Lima, Ivan Hildebrando teria mostrado preconceito ao se referir de forma pejorativa a características físicas do autor, como "bigodinho fino e cabelinho de régua".

Como adiantado pelo Diário ontem, Joziel Lima registrou boletim de ocorrência em razão de declarações do vereador. Para o denunciante, imunidade parlamentar não pode ser confundida com qualquer tipo de privilégio individual. "Parlamentares devem manter, dentro e fora do parlamento, condutas ilibadas, não podendo expor a Casa de Leis (Câmara) ao escárnio ou execrações públicas", afirma.

Segundo o denunciante, vereador deve exercer o mandato para salvaguardar o interesse do povo, de maneira a não ferir leis e o Estado de Direito. Ele acredita que Hildebrando infligiu a Lei Orgânica e a Constituição. Por isso, pede ao presidente da Câmara, vereador Fábio Alves Moreira, o Roxinho (MDB), abra processo de quebra de decoro parlamentar, que pode gerar a cassação do mandato de Ivan Hildenrando.

Outro lado

Ontem, à Reportagem, Hildebrando disse que vinha sendo humilhado pelo denunciante nas redes sociais e que Joziel estaria tentando afasta-lo do mandato.

"Ele me chamava de obeso e que essa condição poderia me causar problemas de saúde. Ao mesmo tempo, fazia pressão junto a lideranças do partido no sentido que eu pedisse afastamento. Eu me neguei e ele continuou me destratando nas redes sociais. Tenho cópia de todas as postagens dele", disse.

Na última sessão ordinária, o parlamentar ainda fez uma retratação pública dizendo que se excedeu em relação a Joziel Lima.

"Não fugirei às responsabilidades oriundas da fala. Estou preparado em relação a esfera judicial. Eu associei o cidadão a lixo e não se deve falar ou direcionar uma palavra dessa a um ser humano, seja quem quer que seja e em que condições esteja. Palavras não tem volta, foram registradas e responderei".

Ao final da sua fala na sessão, o vereador alertou, no entanto que, em relação as demais palavras, que iria provar o que disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter