X

Cotidiano

Vereador Cesinha é acusado por quebra de decoro

Vereador do PSB será submetido a uma Comissão Especial de Inquérito, que pode cassar seu mandato

Publicado em 02/05/2015 às 11:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Câmara de Itanhaém instaurou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar denúncia de possível infração político-administrativa e quebra de decoro parlamentar do vereador César Augusto de Souza Ferreira, o Cesinha (PSB). A representação foi apresentada à Mesa Diretora, logo após a abertura da 86ª sessão ordinária, pelo vereador Rogelio Salceda (PROS), líder da bancada governista. A CEI pode gerar a cassação de Cesinha.

O vereador Conrado Carrasco (PT) foi o único voto contrário. “Em 2013 também tentaram cassar meu mandato, mas não conseguiram. Agora tentam cassar o do Cesinha. Denunciar, investigar e fiscalizar é parte do trabalho de um vereador. Não há cabimento em tentarem nos impedir de fazer aquilo que a Constituição nos garante”, afirma Carrasco.

A Comissão será presidida pelo vereador Fabiano de Souza Silva (PSB). Integram a comissão os vereadores Rodrigo Dias (PSD), como relator, e Flávio Abbasi (PSDB), como membro. O prazo para a conclusão da investigação é de 90 dias.

Motivo 

Salceda explica que a CEI refere-se às atitudes do vereador Cesinha, no caso dos estojos estampados com o brasão de Itanhaém, comercializados na cidade de Sobral (CE). A representação contém cópias de material publicado pelo vereador Cesinha em redes sociais logo que o caso dos estojos veio à tona, sendo amplamente divulgado pela internet, antes de chegar à Imprensa. 

Leia mais: 

Estojo com logotipo oficial causa polêmica em Itanhaém
Polêmica sobre estojos é esclarecida em Itanhaém

A CEI refere-se às atitudes do vereador Cesinha, no caso dos estojos estampados com o brasão de Itanhaém, comercializados na cidade de Sobral (CE) (Foto: Reprodução/Facebook)

O autor da proposta diz que Cesinha fez “acusações caluniosas e difamatórias e de forma irresponsável, não condizente com a postura de autoridade pública que ele é” desde o primeiro momento que o vídeo foi exposto. “Sem informações consistentes, provas e uma investigação séria, Cesinha classificou o episódio como mais um caso de corrupção em Itanhaém, denegriu a imagem do Poder Executivo, Legislativo e da nossa Cidade”.

Cesinha

Cesinha afirma que nada mais fez do que fiscalizar o Executivo e que denunciou ao Ministério Público e revelou supostas irregularidades envolvendo materiais escolares no Município. “É dever constitucional do parlamentar fiscalizar o Executivo e dar publicidade a todos os seus atos. Causa-me estranheza o referido vereador (Salceda) confundir o papel pelo simples fato de ser da base governista”, afirma Cesinha, que comunicou a situação à União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), entidade presidida por Salceda.

Caso foi esclarecido

Em março deste ano, foi divulgado que estojos com o brasão do município estariam sendo comercializados na cidade de Sobral. A Prefeitura esclareceu que este material apreendido ficou recolhido na Receita Federal na cidade de Itajaí (SC). Em 4 de dezembro de 2013, o órgão realizou um leilão eletrônico onde a vencedora foi uma revendedora de Fortaleza (CE). Segundo a Administração Municipal, um empresário comprou todo o lote com 18.800 unidades, sendo que 1.200 unidades do estojo estavam com adesivo infantil colado por cima do brasão de Itanhaém.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter