X

Cotidiano

Vacinação contra a gripe: população tem quatro postos à disposição neste sábado

Ação faz parte do programa Mais Atenção Básica, iniciada neste mês pela Secretaria Municipal de Saúde

Da Reportagem

Publicado em 24/05/2019 às 18:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Inicialmente, o público-alvo prioritário da campanha contra a gripe em Santos era formado por 131 mil pessoas / Divulgação/PMS

Os moradores de Santos que têm dificuldades de ir a um dos 29 postos de vacinação contra a gripe durante a semana, têm como opção neste sábado (25), das 9h às 16h, as quatro policlínicas que ficam abertas dentro do programa Mais Atenção Básica, iniciada neste mês pela Secretaria Municipal de Saúde.

Funcionam para a imunização e outros serviços as unidades do Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/n°), Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728) e da Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/n°). Para a vacinação é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças). É recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

Inicialmente, o público-alvo prioritário da campanha contra a gripe em Santos era formado por 131 mil pessoas (crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e idosos) e a meta de cobertura de 90% correspondia a 117 mil pessoas.

Durante a campanha, o Ministério da Saúde incluiu na cobertura mais 90 mil pacientes com comorbidades (hipertensos, diabéticos, asmáticos, entre outros) e 2.400 professores, sendo agora o público-alvo total de 224 mil pessoas, com meta de cobertura de 90% (202 mil pessoas). Diante deste cenário, com a necessidade de vacinar quase que metade da população santista, no dia 15 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação para qualquer interessado.

Procura

"Santos é a cidade que mais doses da vacina já aplicou na região, com mais de 155 mil pessoas imunizadas na campanha contra a gripe deste ano. Pelo ritmo da procura, alcançaremos novamente em 2019 a cobertura de 90% exigida pelo Ministério da Saúde", destacou o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, reforçando o pedido para que todos os munícipes, incluindo idosos, gestantes e mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias, os quais estão dentro dos grupos prioritários, procurem o quanto antes os postos para a vacinação.

Saiba mais:

Campanha contra a gripe

Prazo

A campanha teve início no dia 10 de abril e segue até 31 de maio, com aplicação de doses de segunda a sexta, das 9h às 16h, em 29 policlínicas nas cinco regiões da Cidade.
 
Trivalente
A vacina é produzida pelo Instituto Butantan e protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B (Victoria).
 
Segurança
As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados, por isso não contêm vírus vivos e não causam a doença.
 
Contraindicação
- A vacina não deve ser tomada por crianças menores de seis meses;
- Pessoas com doenças febris agudas, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro;
- Alérgicos a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.
 
Mais Atenção Básica
 
Serviços
Além da vacinação contra a gripe, as quatro policlínicas do programa (Bom Retiro, Vila Mathias, Nova Cintra e Aparecida) realizam neste sábado (25), das 9h às 16h, a aplicação de outras doses previstas no calendário nacional de imunização.

Consultas médicas, de enfermagem e odontológicas agendadas e alguns encaixes de demanda espontânea em casos de baixa complexidade, como mal-estar, febre, diarreia e dores no corpo, necessidades de curativos ou inalação.

Agendamentos de consultas e exames básicos e orientações.

Retirada de medicamentos com prescrição médica.

Atividades de promoção à saúde relacionadas ao tema Atenção à Família.
 
Balanço

Desde o início do programa, já foram realizados 5.300 atendimentos nas quatro unidades, entre vacinas, consultas, atividades em grupos e retirada de medicamentos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter