Usafa Samambaia ganhará três novos consultórios

Ampliação da unidade faz parte das metas do Avança PG. Os munícipes atendidos no local serão diretamente beneficiados

Comentar
Compartilhar
10 DEZ 201317h02

A ampliação da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Samambaia entrou na fase final. Os munícipes atendidos no local serão diretamente beneficiados. A unidade ganhará três novos e confortáveis consultórios. Praia Grande tem se empenhado cada vez mais para fortalecer os serviços prestados na atenção básica, porta de entrada do sistema de saúde. Destaque para o aumento do número de profissionais, construções de novas unidades, reformas e revitalizações dos equipamentos já existentes, informatização dos agendamentos de consultas e dos procedimentos relacionados à dispensação de medicamentos.

Os trabalhos fazem parte das metas estipuladas no programa Avança PG. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

Nas Usafas e UBSs são realizados atendimentos da atenção primária, evitando, assim, procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas. Quem ainda não recebeu a visita de um agente comunitário de saúde e pretende se cadastrar para poder contar com o atendimento deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A supervisora da Usafa Samambaia, Helena Aparecida Augusto, afirmou que a ampliação soluciona algumas demandas geradas devido o crescimento dos serviços prestados por conta do aumento da população. “Praia Grande está fazendo a sua parte e buscando oferecer mais estrutura para profissionais e pacientes. Essa área da Cidade é muito populosa e ganha novos moradores a cada dia”.

A ampliação da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Samambaia entrou na fase final (Foto: Divulgação/PMPG)

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município confirmou que no futuro, com os novos consultórios, existe a real possibilidade do aumento do número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) no Samambaia. Recentemente, o bairro recebeu um profissional oriundo do programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Investimento

Além da Usafa Samambaia, outras quatro unidades estão passando por obras de ampliação e revitalização. São elas: Usafas Ribeirópolis, Mirim, Tupiry e unidade Básica de Saúde (UBS) Ocian. O investimento da Administração Municipal nesses serviços é de aproximadamente R$ 530 mil.

Nasf

A população do Samambaia conta também com a cobertura do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf). O serviço atende outros bairros que fazem parte da região mais populosa da Cidade (que compreende o Mirim, Vila Alice, Tupiry, Quietude, Anhanguera, Ribeirópolis e Melvi). O atendimento especializado é desenvolvido por profissionais das áreas de pediatria, ginecologia, psicologia, assistência social e nutrição.