X

Cotidiano

Usafa Samambaia ganhará três novos consultórios

Ampliação da unidade faz parte das metas do Avança PG. Os munícipes atendidos no local serão diretamente beneficiados

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/12/2013 às 17:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ampliação da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Samambaia entrou na fase final. Os munícipes atendidos no local serão diretamente beneficiados. A unidade ganhará três novos e confortáveis consultórios. Praia Grande tem se empenhado cada vez mais para fortalecer os serviços prestados na atenção básica, porta de entrada do sistema de saúde. Destaque para o aumento do número de profissionais, construções de novas unidades, reformas e revitalizações dos equipamentos já existentes, informatização dos agendamentos de consultas e dos procedimentos relacionados à dispensação de medicamentos.

Os trabalhos fazem parte das metas estipuladas no programa Avança PG. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

Nas Usafas e UBSs são realizados atendimentos da atenção primária, evitando, assim, procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas. Quem ainda não recebeu a visita de um agente comunitário de saúde e pretende se cadastrar para poder contar com o atendimento deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A supervisora da Usafa Samambaia, Helena Aparecida Augusto, afirmou que a ampliação soluciona algumas demandas geradas devido o crescimento dos serviços prestados por conta do aumento da população. “Praia Grande está fazendo a sua parte e buscando oferecer mais estrutura para profissionais e pacientes. Essa área da Cidade é muito populosa e ganha novos moradores a cada dia”.

A ampliação da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Samambaia entrou na fase final (Foto: Divulgação/PMPG)

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município confirmou que no futuro, com os novos consultórios, existe a real possibilidade do aumento do número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) no Samambaia. Recentemente, o bairro recebeu um profissional oriundo do programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Investimento

Além da Usafa Samambaia, outras quatro unidades estão passando por obras de ampliação e revitalização. São elas: Usafas Ribeirópolis, Mirim, Tupiry e unidade Básica de Saúde (UBS) Ocian. O investimento da Administração Municipal nesses serviços é de aproximadamente R$ 530 mil.

Nasf

A população do Samambaia conta também com a cobertura do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf). O serviço atende outros bairros que fazem parte da região mais populosa da Cidade (que compreende o Mirim, Vila Alice, Tupiry, Quietude, Anhanguera, Ribeirópolis e Melvi). O atendimento especializado é desenvolvido por profissionais das áreas de pediatria, ginecologia, psicologia, assistência social e nutrição.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter