Continua depois da publicidade
A Unidade de Pronto Atendimento, a UPA "Professor Dr. Mário Ruivo", no Parque São Luiz, completou na última terça-feira (14) um mês de funcionamento. Neste período, foram 4.445 atendimentos, marcados pela pontualidade, eficiência e agilidade dos profissionais do local. A opinião é do secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Yoshimura, baseado nas avaliações dos pacientes da UPA enviadas à Ouvidoria Municipal.
Estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, a UPA cubatense foi inaugurada em dezembro de 2013, em evento que contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Pensada para atender a crescente população da região do Jardim Casqueiro, provinda dos programas habitacionais em andamento na Cidade, a unidade pode receber até 150 pacientes por dia.
"O local está capacitado do para resolver até 97% das principais emergências médicas, evitando a sobrecarga do Pronto Socorro Central", explica Yoshimura. "Os munícipes têm elogiado a estrutura e o atendimento dos profissionais da unidade. Recebemos, inclusive, opiniões de moradores de outras cidades, que passaram por Cubatão. Uma visitante de Curitiba, por exemplo, elogiou bastante o cuidado e a atenção dos médicos no tratamento aos pacientes", diz a ouvidora municipal da Saúde, Lúcia Rocha.
Continua depois da publicidade
A inauguração da UPA marcou também o início da adoção do Protocolo de Manchester no Município, um sistema de classificação de risco dos pacientes baseado em cores, priorizando os casos mais urgentes. A medida será aplicada em todo o Brasil, segundo determinação do Ministério da Saúde, e Cubatão é uma das primeiras cidades a implantá-la.
A UPA do Parque São Luiz fica na Rua Vereador Wilson Alves Pereira, s/nº, próximo à creche do bairro.
Continua depois da publicidade