X

Cotidiano

Turista enfrenta fila e trânsito em cidades da Região

Falta de vagas para estacionar também não agrada. Teve gente que ficou mais de 20 minutos na fila para comprar pão no Guarujá

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 17/11/2013 às 11:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Depois de ficar por horas em congestionamentos nas estradas, os turistas que escolheram passar o feriado da República no litoral ainda enfrentaram longas filas no comércio, falta de lugar para estacionar e trânsito intenso no deslocamento entre as praias. No litoral norte, por exemplo, motoristas não conseguiram ultrapassar os 10km/h na Rodovia Rio-Santos, durante a manhã de ontem.

Na Baixada Santista, o cenário ontem não foi diferente. Teve gente que ficou mais de 20 minutos na fila para comprar pão no Guarujá. Durante toda a manhã, a Avenida General Rondon, na orla da Praia de Pitangueiras, ficou congestionada. Na entrada da cidade, o trânsito também era lento. Encontrar uma vaga para estacionar o carro na rua era missão quase impossível. Em estacionamentos próximos da praia, a diária cobrada era de R$ 50.

“Está valendo a pena ter enfrentado o trânsito porque o tempo está bom, mas só por isso, porque toda a cidade já está com os problemas da alta temporada. Esperei 20 minutos para conseguir uma mesa na padaria hoje de manhã e fiquei outros 20 minutos na fila do mercado apenas para comprar uma água para o meu filho”, disse a publicitária Anna Luisa Tonini Ferraz, de 26 anos. Moradora da capital, ela já programava a viagem de volta para ontem. “Depois de ver a situação aqui, resolvi antecipar a volta para evitar pegar fila na estrada.”

Quem não reclamou do movimento foram os comerciantes e ambulantes. “Essa é a primeira vez no segundo semestre que estou vendendo bem. Nos outros feriados, além de o tempo ter ficado meio nublado, não teve a emenda. Teve muito feriado de sábado neste ano e, quando é assim, não é todo mundo que viaja”, afirmou o sorveteiro Eduardo Silva, de 24 anos.

Turistas lotaram as praias da Baixada Santista (Foto: Luiz Torres/DL)

Subida

Mais de 276 mil veículos já desceram a serra neste feriado prolongado pelas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes até o fim da manhã de ontem. E depois de enfrentar um trânsito recorde, os turistas já pensam em voltar para casa. De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, os horários que devem registrar movimento mais tranquilo hoje será entre 3 e 8 horas e, amanhã, a partir das 15 horas.

Para facilitar o retorno a São Paulo, a Ecovias já implantou a operação subida (2×8) ontem à noite. Hoje, a operação voltará a ser montada a partir das 12 horas e deve se estender até o início da madrugada de segunda-feira. Nesse período, a descida é realizada apenas pela pista sul da Anchieta, num total de duas faixas, enquanto a subida é feita pelas duas pistas da Imigrantes e a pista norte da Anchieta, num total de oito faixas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Atrás de emprego? PAT de Guarujá oferece 53 vagas nesta sexta (26)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter