X

Cotidiano

Tribunal Regional do Trabalho determina volta parcial dos ônibus em Peruíbe

Desde as 4 horas de segunda-feira (26), os 28 ônibus do transporte coletivo e quatro de fretamento da empresa Jundiá para estudantes foram paralisados

Da Reportagem

Publicado em 27/11/2018 às 21:03

Atualizado em 27/11/2018 às 21:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

130 empregados da empresa Jundiá cruzaram os braços devido ao atraso no pagamento do vale / Divulgação

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região concedeu em parte a liminar de ação impetrada pela empresa Jundiá contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos. A informação é da Prefeitura de Peruíbe.

De acordo com a decisão, fica determinada a manutenção de 50% dos trabalhadores, da frota de veículos e da prestação dos serviços de transporte público coletivo em Peruíbe, sob pena de incidência de multa diária de R$ 5 mil por trabalhador que não cumprir a ordem. A manutenção de percentual mínimo de trabalhadores e de atendimento à comunidade deve ponderar o interesse público e a possibilidade do exercício do direito de greve.

Na decisão, é ressaltado que, em cumprimento da liminar deferida parcialmente, deverá a entidade sindical dos trabalhadores zelar para que o percentual mínimo de força de trabalho seja alocado de maneira a minimizar os prejuízos ao atendimento e viabilizar o transporte público coletivo e, consequentemente, as necessidades imediatas da população.

A decisão é assinada pelo desembargador do Trabalho do Tribunal Regional da 15ª Região - Seção de Dissídios Coletivos, Gabinete da Vice-Presidência, Edmundo Fraga Lopes.

Greve

Desde as 4 horas de segunda-feira (26), os 28 ônibus do transporte coletivo e quatro de fretamento da empresa Jundiá para estudantes foram paralisados. O motivo é porque os trabalhadores não receberam o adiantamento salarial, correspondente a 40% dos vencimentos de novembro. O vale deveria ter sido pago no último dia 20 (terça-feira).

Os 130 empregados paralisaram o trabalho espontaneamente e comunicaram o Sindicato dos Rodoviários.
O vice-presidente do sindicato, José Alberto Torres Simões, o Betinho, espera que a empresa pague imediatamente o que deve. “O que não tem cabimento é deixarem a população e os trabalhadores desguarnecidos”, afirmou.

O sindicalista disse também que os atrasos salariais são frequentes. Outra paralisação ocorreu no dia 1º de outubro. Os salários de julho e agosto foram pagos com atraso nos dois meses subsequentes, segundo ele.
Betinho acrescentou que os trabalhadores decidiram só retornar ao trabalho após o pagamento do atrasado ou em cumprimento à decisão da Justiça do Trabalho.

A companhia conta com aproximadamente 40 motoristas, que cruzaram os braços. Monitores e o pessoal do setor administrativo também aderiram à greve, conforme o sindicalista.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter