X

Cotidiano

Terminal Concais Aberta a temporada de cruzeiros para a Copa

O navio MSC Divina, vindo de Miami, atracou no Porto de Santos com forte esquema de segurança

Publicado em 07/06/2014 às 21:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com forte esquema de segurança, atracou, na manhã de ontem, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), o navio MSC Divina, vindo de Miami, com 1.700 passageiros brasileiros. Com a chegada da embarcação, está aberta a temporada de cruzeiros da Copa do Mundo no Porto de Santos. Devido à origem do navio, a Receita Federal elaborou um esquema especial de atendimento e segurança.

A operação da Alfândega contou com apoio da Anvisa, da Secretaria da Agricultura, Ibama e da Polícia Federal. Segundo o inspetor-chefe da Alfândega de Santos, Cleiton Alves dos Santos, todas as malas do navio foram escaneadas. O inspetor explica que os passageiros têm a opção do “nada a declarar” ou de “bens a declarar” quando realizam compras acima de US$ 500. Cleiton ressalta que inclusive foram feitos trabalhos a bordo do navio para explicar aos passageiros a importância de declarar os bens antes de chegar ao país, feito pela internet. As malas serão escaneadas e aqueles que têm bens a declarar e as malas estiverem de acordo com a declaração de bagagens, foram liderados rapidamente, assim como aqueles que estiverem com o limite de compras de US$ 500. 

“Aqueles que tiverem acima da cota ou que não declararam, ou declararam a menos, será cobrada uma multa por falta de declaração ou declaração inexata”, afirmou Cleiton dos Santos. Segundo ele, a operação não tem nada a ver com a Copa. “Tem a ver com a origem. E sempre que vier uma embarcação de Miami, repetiremos a operação, que acontece também em Salvador e no Rio de Janeiro”.

 

Malas - Antes de passar por escâner, cão farejador foi utilizado (Foto: Matheus Tagé/DL)
 

A operação de fiscalização de todas as malas foi realizada por cinco escâneres de bagagens, e mais 14 bancadas de conferência. Como medida de segurança, o Terminal do Concais estará totalmente alfandegado por conta do desembarque internacional, e o acesso às instalações estará restrito aos passageiros e aos prestadores de serviços cadastrados.

Passageiros da Copa

Além do MSC Divina, que foi fretado por uma empresa mexicana, que trará ao Brasil cerca de 3 mil passageiros que acompanharão os jogos do México na Copa do Mundo, o Porto de Santos receberá outro navio, o Monarch, da Pullmantur, que terá a bordo torcedores chilenos. Eles devem desembarcar em Santos entre os dias 22 e 25 de junho. Nesses embarques e desembarques, o acesso ao terminal será permitido somente para passageiros e prestadores de serviços.

Operação

A Receita Federal elaborou um esquema especial de atendimento e segurança. Todas as bagagens foram escaneadas.

Com forte esquema de segurança, atracou, na manhã de ontem, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), o navio MSC Divina, vindo de Miami, com 1.700 passageiros brasileiros (Foto: Matheus Tagé/DL)

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PELAS CHUVAS DO SUL

CBF pede urgência a clubes para decidir sobre paralisação do Brasileirão

CBF solicitou aos presidentes de clubes de todas as séries que se manifestem sobre a paralisação do Campeonato Brasileiro devido às chuvas no Rio Grande do Sul

Praia Grande

Vídeo mostra carros batendo de frente em Praia Grande; veja momento do acidente

Acidente de trânsito que aconteceu por volta das 7h10, deste sábado (11), nas proximidades da rua Potiguares

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter