Cotidiano

Sushi domina Litoral de SP: restaurante usa mais de 6 toneladas de peixes por mês

Com 16 anos de atuação, o Haru reflete boom da culinária japonesa no Brasil, que já ocupa o 6º lugar entre os pratos mais pedidos no delivery

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 01/11/2025 às 16:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

No Haru são comprados 5,5 toneladas de salmão, 750 quilos de atum, 600 quilos de filé de tilápia e 800 quilos de camarão por mês / Divulgação

Continua depois da publicidade

O sushi se firmou como um dos “fast foods” favoritos dos brasileiros. Em 2024, a culinária japonesa conquistou o 6º lugar entre os pratos mais pedidos no iFood, com quase quatro milhões de pedidos mensais em todo o país.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na Baixada Santista, essa tendência é percebida de perto por restaurantes como o Haru Temakeria e Sushi, que há 16 anos atende a um público fiel e cada vez mais exigente.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Desbancou o salmão: conheça o peixe mais saudável e sustentável do mundo

• Peixe bem comum em toda casa esconde tesouro que custa 200 vezes mais que o alimento

• Saiba quais são os pratos mais baratos do restaurante japonês da Sabrina Sato em Santos

Somente o Haru utiliza mais de seis toneladas de peixes frescos por mês para atender à demanda regional.

São 5,5 toneladas de salmão, 750 quilos de atum, 600 quilos de filé de tilápia e 800 quilos de camarão — boa parte adquiridos de fornecedores locais que respeitam o período de defeso, garantindo a sustentabilidade da produção.

Continua depois da publicidade

Além disso, o restaurante consome 4,5 toneladas de arroz japonês a cada semestre para preparar milhares de sushis que abastecem suas três unidades na região.

Veja também: Saiba quais os 5 melhores restaurantes de comida japonesa do litoral de SP

Qualidade e procedência: os segredos do sucesso

A combinação entre ingredientes frescos e respeito à tradição é um dos pilares do Haru. O salmão vem do Chile, o atum do Nordeste brasileiro e a tilápia de produtores do interior paulista, incluindo municípios da Baixada.

Continua depois da publicidade

“O que o brasileiro chama de sushi é um universo de sabores, do clássico hossomaki ao temaki prático. Nosso foco é manter a qualidade e o frescor em todas as etapas”, explica Tarso Passarelli, um dos sócios do restaurante.

Veja também: Será que o restaurante da Sabrina Sato em Santos vale mesmo a visita?

Consumo cresce em todo o país

Segundo a Mosaiclab, o gasto acumulado com pedidos de culinária asiática chegou a R$ 1,6 bilhão até setembro de 2024, um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Continua depois da publicidade

O Estado de São Paulo lidera esse consumo, com 13,4 milhões de pedidos no período — 37% do total nacional. O pico de pedidos acontece à noite, entre 18h e 0h, representando 80% das entregas.

Tradição e modernidade no mesmo prato

Com unidades nos shoppings Praiamar e Parque Balneário, em Santos, e Litoral Plaza, em Praia Grande, o Haru alia conveniência e experiência. A rede oferece festival à vontade, opções à la carte, self-service a quilo e delivery próprio e por aplicativos, além do programa de fidelidade Haru Lovers.

“Nosso trabalho começa antes mesmo do pedido: negociamos direto com fornecedores para garantir o frescor e a procedência de cada ingrediente”, reforça Tarso.

Continua depois da publicidade

O restaurante, que hoje conta com mais de 100 colaboradores, se destaca também pela variedade de pratos, como pokes, combinados, hot rolls e yakisoba, que complementam o cardápio e agradam diferentes públicos.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software