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Cotidiano

Sua marca está preparada para a geração Z? Veja 3 maneiras de conquistar o novo perfil de consumidor

Zoomers definem novos padrões de consumo e, para conquistá-los, marcas devem apostar em autenticidade, tecnologia e igualdade social, aponta especialista

Para atrair a atenção desses jovens na faixa etária de 11 a 24 anos, o varejo deve apostar na tecnologia / Divulgação

Conhecidos como geração Z ou zoomers, os nascidos entre 1997 e 2012 já representam uma parcela significativa de consumidores. Segundo levantamento da Euromonitor, em 2030, eles já serão a maioria entre os consumidores no mercado. A primeira geração de nativos digitais desconhece um mundo sem internet e tem características individuais às quais as marcas devem estar atentas.

Para atrair a atenção desses jovens na faixa etária de 11 a 24 anos, o varejo deve apostar na tecnologia, autenticidade e igualdade social, é o que aponta também o levantamento da Euromonitor.

"Essa geração busca marcas que deem valor ao indivíduo e que tenham propósitos. Os gen Z tendem a ser mais engajados e socialmente preocupados com questões de sustentabilidade", revela Gustavo Ruchaud, diretor de marketing da Loja Integrada, maior plataforma para criação de lojas virtuais do país, com mais de 2,5 milhões de lojas criadas.

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O especialista elenca três dicas que ajudam a entender a geração Z e a planejar estratégias voltadas a esse público. Confira:

1. Compras seguras e com conveniência

Para Ruchaud, o novo perfil de consumidores da geração Z busca segurança e conveniência no momento da compra. Por isso, é cada vez mais comum esses jovens realizarem pagamentos móveis, por meio de aplicativos e carteiras eletrônicas, e buscarem vantagens que ajudem na decisão da compra. "Varejistas virtuais devem apostar em experiências únicas para esses clientes, como descontos exclusivos e opções de pagamento mais flexíveis", diz o especialista.

2. Omnichannel nas vendas

Considerada a primeira geração a nascer no mundo digital, a gen Z tem como uma das principais características estar conectada com o online, mas também não abre mão de experiências físicas ao realizar compras. Com essa habilidade, eles esperam que as marcas também atuem como nativos digitais. "A geração Z está conectada não só no ambiente digital, como redes sociais e sites, mas também a experiências do mundo físico. Integrar os canais de comunicação e ser cada vez mais omnichannel são estratégias para mirar e despertar a atenção desse consumidor", sugere Ruchaud.

3. Responsabilidade Social

Igualdade, diversidade, sustentabilidade e inclusão social são algumas das preocupações e expectativas da geração Z ao comprar um produto ou serviço. A Gen Z está disposta inclusive a pagar mais caro por itens "ecofriendly" e sustentáveis. "Mais do que nunca, os varejistas devem ter um olhar atento e demonstrar compromisso com as questões sociais, não apenas para engajar esse público jovem, mas também aprimorar a experiência dos consumidores com a marca e firmar sua responsabilidade social", finaliza o executivo.

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