X

Cotidiano

Semana Mundial do Brincar agita a rede municipal de ensino de Guarujá

A ação é desenvolvida desde 2010 na Cidade com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar na formação das crianças

Publicado em 22/05/2015 às 10:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Jogos de tabuleiro, bolinha de gude, amarelinha, esconde-esconde e pular corda. As brincadeiras, além de alegrar a vida das crianças, tem papel fundamental na formação de cada ser humano. Com base nisso, Secretaria de Educação de Guarujá (Seduc), em parceria com o movimento mundial Aliança pela Criança, realizará uma programação especial durante a Semana Mundial do Brincar, que acontece entre os dias 25 e 29 deste mês.

Com o tema: “Para ter criatividade, resiliência e coragem é preciso brincar!”, cada unidade de ensino da rede municipal está elaborando uma série de atividades lúdicas, que possam atrair cada vez mais a atenção dos alunos. As atividades despertam nas crianças a locomoção, equilíbrio, concentração, interação em grupo e coordenação motora, contribuindo para o desenvolvimento pedagógico e social de cada uma delas.

Segundo a secretária da Educação, Priscilla Bonini, o objetivo é conscientizar sobre a importância da prática do brincar na infância. “A iniciativa vem para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, que auxilia no desenvolvimento cognitivo e físico da criança. A ideia é reunir crianças com idades, condições físicas e culturas diferentes, incentivando a prática do brincar de forma coletiva e em espaços públicos”.

"Desenvolvemos a Semana na rede de ensino infantil desde 2010 com o objetivo de promover a consciência sobre a importância do Brincar. Desta forma incentivamos uma reflexão sobre a importância de se brincar com os filhos em casa e na escola, favorecendo a aprendizagem. É também uma forma de resgatar as brincadeiras simples de faz-de-conta, que ajudam no processo de formação. Não é preciso investir em brinquedos industrializados, mas criar espaços para as brincadeiras que envolvem a cultura da infância", disse a diretora de Educação Infantil da Prefeitura, Renata Coghe

Neste ano, a Semana Mundial do Brincar terá atividades ligadas ao Dia Mundial do Desafio, que acontece no dia 27 de maio. “A matéria-prima do esporte está na educação, a base da Secretaria de Esporte e Lazer de Guarujá (Seela) é a iniciação esportiva para as crianças desenvolver atividades esportivas ao longo da vida, crescendo saudavelmente”, disse o diretor de Atividades Física e Lazer da Prefeitura, Márcio Reis, ressaltando a importância da interação entre as Secretarias.

A Semana do Brincar é uma realização do movimento mundial Aliança pela Criança, rede que tem como objetivo envolver a sociedade e a família em prol do bem-estar da criança. Através do site www.aliançapelainfancia.org.br são divulgadas as programações e atividades de diversas cidades do Brasil.

Data – Criado em 1999, o Dia Internacional do Brincar foi estabelecido durante uma conferência da International Toy Library Association-ITLA (Associação Internacional de Brinquedotecas), com o objetivo de enfatizar a importância das brincadeiras para todas as pessoas, especialmente as crianças.

A data é celebrada por mais de 25 países. Segundo a Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), o espírito deste dia se apoia em alguns princípios como: gratuidade; brincar para todos; brincar sob todas as formas; brincar em toda parte e reconhecer o brincar como atividade essencial para o desenvolvimento das crianças.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter