Semana antes do outono será de chuva na Região

Até sexta-feira, primeiro dia da nova estação, as temperaturas serão mais baixas por conta de frente fria que segue para o Sul

Comentar
Compartilhar
16 MAR 201518h40

A semana que antecede a chegada do outono – que inicia na próxima sexta-feira, dia 20 – será de chuva. Para esta terça-feira (17), por exemplo, é previsto pancadas de chuva. Acesse a previsão do tempo do Diário do Litoral.

“Hoje uma frente fria com atividade fraca passa próximo ao Litoral Sul de São Paulo, prosseguindo pelo Atlântico. pancadas de chuvas fortes ocorrem no leste, especialmente na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Alto Paranapanema”, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As pancadas de chuva na Região devem continuar até a próxima quinta-feira, dia 19. Na sexta-feira, as chuvas diminuem em todo o Estado. “A partir de hoje aumenta o aporte de umidade de norte entre níveis médios e baixos da atmosfera, o que favorece um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)”, explica a seção de previsão do tempo do Inmet.

No Sul

A passagem desta frente fria entre os últimos momentos do verão e os primeiros do outono promete trazer uma grande massa de ar polar que vai fazer com que a temperatura caia bastante em áreas da região Sul do Brasil.

As imagens do modelo de previsão para a temperatura mínima mostram o avanço de ar polar por áreas de Argentina, Bolívia e que conseguem chegar até em áreas da Região Norte do Brasil. Nestas áreas a queda de temperatura existe, mas será menor.

Pancadas de chuva na Região devem continuar até a próxima quinta-feira (Foto: Matheus Tagé/DL)

Temperaturas

Hoje, a temperatura na Região deve ficar entre 24 e 28 graus. A previsão é de muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. A probabilidade de chuva é de 90%.

A mesma previsão terá a quarta-feira, dia 18, mas com pancadas de chuva concentradas no período da tarde. Na quinta-feira, dia 19, a temperatura mínima cai para 23 graus e a probabilidade de chuva para 80%, mas a temperatura durante o dia não passar de 28 graus. A manhã será de sol e a tarde com pancadas de chuva e trovoadas.

Na sexta-feira, primeiro dia de outono, a temperatura vai de 23 a 29 graus. Mas a previsão é mesma do dia anterior: 80% de probabilidade de chuva e manhã de sol com chuva à tarde. No sábado, dia 21, a temperatura máxima sobre para 32 graus com probabilidade de chuva de 80%, predomínio de sol pela manhã e pancadas com trovoadas durante a tarde. No domingo, a temperatura é mesma, mas a previsão é muitas nuvens e chuvas durante vários períodos do dia.