X

Cotidiano

Saúde de Santos recebe 17 novos residentes

Esta é a quarta turma de residentes da SMS e é formada por quatro médicos e 13 outros residentes das áreas de Educação Física, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Odontologia e Serviço Social

Da Reportagem

Publicado em 02/03/2021 às 07:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os residentes atuam sob supervisão em consultas, atividades de saúde coletivas, visitas domiciliares e reuniões de equipe / Divulgação/PMS

Dezessete jovens profissionais de saúde iniciaram, nesta segunda-feira (1º), o período de residência na Secretaria de Saúde (SMS). Eles atuarão pelo período de 2021 a 2023 junto a equipes de Saúde da Família, nas policlínicas.

Esta é a quarta turma de residentes da SMS e é formada por quatro médicos e 13 outros residentes das áreas de Educação Física, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Odontologia e Serviço Social.

Os residentes atuam sob supervisão em consultas, atividades de saúde coletivas, visitas domiciliares e reuniões de equipe. Além da parte prática, todos têm atividades teóricas ao longo da formação. Ao todo, durante os dois anos de atuação, são 5.760 horas de carga horária.

Para marcar o início das atividades, os residentes foram recebidos pelo secretário de Saúde, Adriano Catapreta, e assistiram à aula magna "As residências em saúde no SUS em Santos e o papel estruturante da Atenção Básica", ministrada pela professora doutora Virgínia Junqueira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

"As policlínicas são a porta de entrada do SUS em Santos e essenciais para a promoção de saúde e prevenção de doenças. Com uma Atenção Básica fortalecida, é possível cuidar melhor da nossa população dentro do seu território, evitando o agravamento de doenças a internações", afirma o secretário.

O presidente da Coordenação de Residência Médica da SMS, Marcos Calvo, explica que as residências são o modelo de especialização considerado o melhor, por unir teoria e prática. "É um processo de aprendizagem que prepara os residentes para o mercado de trabalho. E o SUS é o maior mercado de trabalho da área da saúde no Brasil".

Tatiana Moreira, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde, destaca a via de mão dupla de uma iniciativa como esta. "Para nós, significa receber um profissional estimulado e que também incentiva a qualificação geral de toda a rede".

Expectativas

Daniela Latorraca de Angelis, residente de Educação Física, diz que pretende aprender mais sobre o SUS, trabalho em equipe e compartilhando os conhecimentos de sua área com as demais. "A Educação Física é um meio de promover bem-estar, saúde por meio da prevenção de doenças e inserção social no espaço coletivo".

Caroline da Silva Farias, residente de Medicina, acredita que a área de Medicina da Família deveria ser bem conhecida por todos os médicos. "É onde mais aprendemos, seja no atendimento aos pacientes e também acolhimento a essas pessoas".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter