São Vicente oferece atrações para o fim de semana

Com a chegada das férias escolares, vicentinos e visitantes têm muitas alternativas para se distrair como a Casa Martim Afonso

Comentar
Compartilhar
13 DEZ 201320h28

A primeira Cidade do Brasil oferece atrações para todos os gostos. São pontos históricos, como a Casa Martim Afonso e a Biquinha de Anchieta. Nesta semana as dicas são para as áreas de cultura e meio ambiente.

Com a chegada das férias escolares, vicentinos e visitantes têm muitas alternativas para se distrair como a Casa Martim Afonso (Praça 22 de Janeiro, 469 – Centro). O local foi uma fortaleza toda de pedra, onde Martim Afonso, fundador da Cidade, residiu por um ano (1532/1533) deixando-a para os capitães-mores que o sucederam. Atualmente, há uma segunda construção no local, que preserva parte da estrutura original. Uma das atrações é a primeira parede erguida em alvenaria do Brasil. A Casa de Martim Afonso é considerada Marco Zero do Brasil. Pode ser visitada de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

A Casa Martim Afonso foi uma fortaleza toda de pedra, onde o fundador da Cidade residiu por um ano (Foto: Divulgação/PMSV)

Outra opção para quem gosta de se divertir ao ar livre e apreciar a natureza é o Parque Ecológico Voturuá, que também possui o título de Zoológico Municipal (Rua Dona Anita Costa, s/nº - Vila Voturuá). No local os visitantes podem conhecer várias espécies da fauna brasileira. São mais de 150 animais divididos em aves, répteis e mamíferos. Também há leões, um casal de onças, um hipopótamo de três toneladas, saguis e macacos-prego.

Além desses animais, o visitante poderá apreciar de perto tucanos, papagaios e araras. Com 825.500 metros quadrados de área verde da Mata Atlântica - uma das últimas reservas dentro da zona urbana da Cidade, o Parque funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita. No local também há um pesque e pague que funciona de terça a domingo, das 7h30 às 18h30.