X

Cotidiano

São Vicente celebra cultura cigana nessa quinta-feira

Festa de Santa Sara Kali e Dia Nacional do Povo Cigano são comemorados no Ilha Porchat Clube

Da Reportagem

Publicado em 23/05/2018 às 21:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Dia Nacional do Povo Cigano (24) tem comemoração dupla em São Vicente. O evento, relacionado à data e à Festa da Padroeira do Povo Cigano Santa Sara Kali, será realizado no Ilha Porchat Clube (Alameda Paulo Gonçalves, 61 – Itararé), a partir das 15h.

Mônica Braga, organizadora do evento e criadora do projeto Viva Cultura Cigana, explica a importância da comemoração na região. “Os dois eventos vêm para quebrar os estereótipos e difundir a cultura cigana. Há a imagem que o cigano é uma religião, sendo que é a cultura de um povo com crenças, culinária e outros hábitos”.

“O objetivo do evento é mostrar toda a cultura e magia nessa cultura, atraindo visitantes de fora e artistas da região Sudeste, provando que em outros lugares do Brasil há essa cultura que é o povo cigano”, explica Mônica.

A festa contará com o show de Raul Carneiro (cantor de São Paulo que interpreta músicas ciganas), além de apresentações de danças realizadas pela companhia de dança jundiaiense Sarah Yacov, e o grupo de São Paulo, Sarah Lurbankos.

O padre da Paróquia São Pedro Pescador de São Vicente, Albino Schwengber, abençoará a gruta de Santa Sara Kali. Leituras de mão e previsões do oráculo também poderão ser conferidas pelos presentes da festa. Haverá a venda de pratos e drinks tradicionais da cultura cigana.

A entrada do evento é 1 quilo de alimento não perecível mais um agasalho. Os itens deverão ser entregues na entrada do evento, sendo encaminhados à Paróquia São Pedro Pescador de São Vicente. O evento é realizado pelo Projeto Viva a Cultura Cigana, com o apoio da Secretaria de Cultura da Cidade (Secult).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DRAMA NO SUL

Lula visita Porto Alegre e garante verba para estradas; mortes chegam a 75

Rio Grande do Sul vive drama por causas das chuvas severas que atingem o território gaúcho, que já deixaram 75 mortos oficialmente.

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter