X

Cotidiano

Santos tem mais um caso suspeito de sarampo e Vila Belmiro terá bloqueio vacinal

Trata-se de um jovem de 23 anos, cujos pais residem em Santos, mas que passa a semana em São Paulo, onde estuda

Da Reportagem

Publicado em 22/07/2019 às 18:41

Atualizado em 22/07/2019 às 18:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O primeiro exame laboratorial do paciente apresentou resultado positivo para sarampo / Divulgação/PMS

A Secretaria de Saúde de Santos realiza nesta terça-feira (23), a partir das 9h30, um bloqueio vacinal contra o sarampo no bairro Vila Belmiro, em quadra que compreende as ruas Tiradentes (nº 17 a 23), Mariz e Barros (nº 2 a22), Paysandu (nº 1 a 11) e Pedro I (nº 1 a 25). 

A medida é necessária, pois um caso suspeito de sarampo foi notificado à Prefeitura nesta segunda-feira (22). Trata-se de um jovem de 23 anos, cujos pais residem em Santos, mas que passa a semana em São Paulo, onde estuda. O primeiro exame laboratorial do paciente (IgM - Imonuglobulina M) apresentou resultado positivo para sarampo. Porém, o caso só pode ser confirmado ou descartado a partir do laudo de um segundo exame (Proteína C-Reativa) que ainda não está disponível. 

Nos imóveis fechados serão deixados avisos para que o munícipe vá à Policlínica do Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607) com a carteira de vacinação para verificar a necessidade de imunização.

Adultos até 29 anos de idade devem ter tomado durante a vida duas doses da vacina; de 30 a 59 anos, pelo menos uma dose; acima de 60 anos não precisam, pois já tiveram contato com o vírus. 

De acordo com o calendário vacinal do Ministério da Saúde, as crianças devem tomar a vacina SCR (contra sarampo, caxumba e rubeola) aos 12 meses de idade (primeira dose) e aos 15 meses (segunda dose). A vacina é contraindicada para gestantes e bebês menores de seis meses; já pessoas com imunodepressão (pacientes com câncer, HIV e outras doenças), devem ser avaliadas pelos médicos que as acompanham.

Em 2019, foram aplicadas em Santos mais de 116 mil doses da vacina contra o sarampo, caxumba e rubeola (SCR) – quantidade bastante superior às 26.272 doses no ano de 2018 e 12.482 doses em 2017. Com apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, o Município realizou campanha de vacinação nos meses de fevereiro e março, após surto de sarampo em navio que fez escalas no Porto de Santos na temporada de cruzeiros.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

Itanhaém

Itanhaém consegue recursos para trabalhos de drenagem; confira os locais

Com a aprovação da verba do Fundo Metropolitano, os projetos irão para processo licitatório

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter