X

Cotidiano

Santos registra 1ª caso de sarampo no Estado desde 2000

Neste período, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, gestão João Doria (PSDB), ocorreram 'casos esporádicos', trazidos por estrangeiros

Folhapress

Publicado em 28/03/2019 às 18:15

Atualizado em 28/03/2019 às 18:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos registrou o primeiro caso autóctone de sarampo no estado de São Paul / Agência Brasil

A cidade de Santos registrou o primeiro caso autóctone de sarampo no estado de São Paulo, desde que a circulação endêmica da doença foi interrompida no ano de 2000. Neste período, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, gestão João Doria (PSDB), ocorreram "casos esporádicos", trazidos por estrangeiros que vivem em regiões do mundo em que o controle da doença ainda não foi atingido.

O secretário municipal de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, disse que uma menina de 4 anos foi contaminada sem ter saído da cidade e também sem ter tido contato com outra pessoa contaminada. "Confirmamos o caso dela na segunda-feira (25). Imediatamente realizamos bloqueios vacinais na escola onde a menina estuda e na região onde mora".

A criança foi afastada das aulas da rede municipal de ensino, até que fique curada do sarampo. Ferraz afirmou que cerca de 200 pessoas, entre alunos e funcionários, foram vacinados na unidade de ensino, além de cerca de 300 pessoas que moram perto da garota, no bairro Macuco.

Desde 18 de fevereiro deste ano, segundo a Saúde estadual, 21 casos de sarampo foram registrados, referentes a um surto da doença no cruzeiro Seaview, da MSC, que atracou no porto da cidade. "Quando foi confirmado o contágio no navio, iniciamos uma campanha no porto, para vacinar pessoas que embarcam no cruzeiro", afirmou o secretário.

Até o momento, cerca de 44 mil pessoas que embarcaram no navio da MSC foram imunizadas. O governo municipal irá aplicar, neste sábado, cerca de 4.000 vacinas em passageiros que irão viajar no cruzeiro. "Será o último bloqueio de vacina neste caso", acrescentou o secretário.

Dos 21 casos confirmados por conta do cruzeiro, dois deles são de um morador de Santos, de 21 anos, contaminado "por importação" e uma funcionária da prefeitura, de 52 anos, que foi ao navio para atender aos casos de sarampo na ocasião.

Sintomas e tratamentos

O professor Aluísio Segurado, titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), explicou que o sarampo é uma doença transmitida pelo ar. "Quando a pessoa está infectada, um espirro ou tosse pode transmitir o vírus".

Ele disse que, após o contágio, demoram entre uma e duas semanas para que os primeiros sintomas da doença se manifestem. São eles: febre de até 40 graus, olhos lacrimejando, nariz escorrendo, além de tosse. "Depois deste quadro, começam a aparecer as manchas na pele", afirmou. As manchas começam no couro cabeludo e em até três dias, descem para o rosto, pescoço, peito, atingindo todo o corpo.

O especialista falou que o tratamento contra a doença se resume em dar antitérmicos para controlar a febre e "muita hidratação". "Em casos mais raros, pode ocorrer do paciente ter pneumonia bacteriana secundária, o que pode matar. Há também situações, mais raras ainda, em que a doença atinja o cérebro, infeccionando o sistema nervoso", explicou o especialista.

Erradicação

O Brasil vai perder o status de país livre do sarampo, após um ano sem conseguir interromper a transmissão da doença. A informação foi confirmada no último dia 19 pelo Ministério da Saúde, após o registro de um novo caso da doença no Pará.

Por conta disso, o Brasil vai perder o certificado internacional de eliminação da doença, concedido em 2016 pela Opas (Organização Pan-americana de Saúde).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter