X

Cotidiano

Santos precisa vacinar mais de 50 mil pessoas contra a gripe

Profissionais da saúde do município dizem que não há data para chegada de novos lotes de doses da vacina

LG Rodrigues

Publicado em 31/03/2020 às 07:15

Atualizado em 31/03/2020 às 11:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Município recebeu novo lote de vacinas contra a gripe no sábado, mas doses já estão acabando / Nair Bueno/DL

Após ter recebido mais de 13 mil doses de vacina durante o último sábado (28) e tê-las colocado à disposição da população nesta segunda-feira (30), a Prefeitura de Santos afirma que ainda necessita vacinar ao menos 55 mil pessoas e que as doses que recebeu até o momento são insuficientes para atender toda a demanda do município. A pior parte? Segundo profissionais da saúde de Santos, não há prazo para que as doses restantes cheguem.

Durante a primeira semana de campanha, ocorrida entre os dias 23 e 27 de março deste ano, Santos imunizou 34,5 mil pessoas. Na campanha de 2019, a cidade aplicou 214 mil doses da vacina contra a gripe (95,6% do público-alvo), superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 90%.

Nesta segunda-feira, uma longa fila de carros se formou nos postos de vacinação de toda a cidade e a previsão é de que as doses terminem em poucos dias. Neste momento, pessoas com mais de 60 anos idade, profissionais da saúde e equipes das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros, guardas civis municipais) podem receber vacinas. As 13 mil doses foram distribuídas entre 31 policlínicas.

Profissionais que trabalham em diversos pontos destinados ao atendimento de vacinação por drive-thru afirmaram que os atendimentos de ontem precisaram ser controlados, uma vez que as doses foram aplicadas entre 8h e 13h e a alta demanda obrigou os profissionais a encerrar a formação de fila mais cedo do que o esperado.

"Não temos prazo algum de quando vai chegar o próximo lote [de doses da vacina]. Ainda estamos na mão do Estado, que faz a distribuição, e do Ministério da Saúde, que realiza o envio a todo o Brasil", afirma um profissional de saúde que preferiu não se identificar.

Desde o início da campanha, a cidade de Santos recebeu apenas 48 mil doses.

Devido à pandemia de coronavírus, o início da campanha em 2020 foi antecipado em três semanas, e no portal da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a instituição afirma que foram fornecidas 10 milhões de doses a mais do que em 2019. O site ainda afirma que São Paulo bateu um recorde histórico de imunização contra a gripe: mais de 2,3 milhões de pessoas foram vacinadas em apenas 4 dias. Isso representa uma média diária de 598 mil aplicações.

Só para relembrar, a vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nas próximas semanas.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que todos os estados estão abastecidos para iniciar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários da ação, até o dia 22 de maio. Para isso, a pasta adquiriu 75 milhões de doses da vacina. Desse total, mais de 16,5 milhões de doses já foram enviadas às Unidades Federadas, sendo 4,7 milhões para o estado de São Paulo, para atender aproximadamente 25 milhões de pessoas, entre idosos e profissionais de saúde. Até o final desta primeira fase, os estados receberão mais de 33 milhões de doses para atender os dois públicos prioritários. (LG Rodrigues)

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter