X

Cotidiano

Santos inicia projeto piloto de Programa Estadual de Resíduos da Construção

O sistema é inédito e irá identificar a quantidade, forma de transporte e a destinação dos resíduos de grandes geradores da construção civil.

Publicado em 10/12/2013 às 11:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos será a primeira cidade a testar o Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos - Módulo Construção Civil), do governo estadual. O projeto piloto, parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sinduscon (Sindicato da Construção) e prefeitura, será realizado na cidade deste mês até janeiro de 2014. A partir de fevereiro, se estenderá aos demais 644 municípios de São Paulo.

O sistema é inédito e irá identificar a quantidade, forma de transporte e a destinação dos resíduos de grandes geradores da construção civil. O objetivo é evitar o descarte irregular em áreas urbanas e de preservação ambiental, como terrenos baldios, leitos de rios e matas. “Santos é um dos municípios mais desenvolvidos na questão da gestão de resíduos no estado. Em médio prazo, quem não respeitar a retirada do entulho de sua construção, não poderá trabalhar no estado”, afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, durante o anúncio do programa, no paço, nesta segunda-feira (9) pela manhã. “A soma de esforços será fundamental para que o projeto piloto seja implantado com sucesso aqui e em todo o estado”, comentou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

O sistema é inédito e irá identificar a quantidade, forma de transporte e a destinação dos resíduos de grandes geradores da construção civil

SIGOR
- O sistema será gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Em Santos, coordenam o projeto a Semam (Secretaria de Meio Ambiente de Santos), a Cetesb e o Sinduscon.

- Será alimentado pela internet por grandes geradores de resíduos sólidos (construtoras ou empreiteiras), encarregados pelo transporte (empresas de caçambas, entre outras) ou áreas de destino (a exemplo de aterros e recicladoras).

- A prefeitura fará o cadastro das transportadoras legalizadas.

- Antes da implementação da medida foram capacitados 1.800 profissionais e empresários ligados à construção civil, em encontros nas regionais do Sinduscon, entidade que reúne no estado mais de duas mil empresas associadas.

Santos como referência
>> Em janeiro, o município implantou o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos;

>> Para evitar e coibir o descarte irregular de entulhos, a prefeitura instituiu em janeiro lei que obriga as empresas e munícipes que geram mais de 200 quilos de materiais de construção a apresentar plano de gerenciamento de resíduos sólidos;

>> A Semam tem este ano 517 pareceres, planos de gerenciamento e remoção de resíduos da construção (67 já tem a declaração de obra concluída- sem a qual não se consegue o habite-se).]


Foto: Raimundo Rosa

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter