X

Cotidiano

Santos inicia projeto piloto de Programa Estadual de Resíduos da Construção

O sistema é inédito e irá identificar a quantidade, forma de transporte e a destinação dos resíduos de grandes geradores da construção civil.

Publicado em 10/12/2013 às 11:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos será a primeira cidade a testar o Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos - Módulo Construção Civil), do governo estadual. O projeto piloto, parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sinduscon (Sindicato da Construção) e prefeitura, será realizado na cidade deste mês até janeiro de 2014. A partir de fevereiro, se estenderá aos demais 644 municípios de São Paulo.

O sistema é inédito e irá identificar a quantidade, forma de transporte e a destinação dos resíduos de grandes geradores da construção civil. O objetivo é evitar o descarte irregular em áreas urbanas e de preservação ambiental, como terrenos baldios, leitos de rios e matas. “Santos é um dos municípios mais desenvolvidos na questão da gestão de resíduos no estado. Em médio prazo, quem não respeitar a retirada do entulho de sua construção, não poderá trabalhar no estado”, afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, durante o anúncio do programa, no paço, nesta segunda-feira (9) pela manhã. “A soma de esforços será fundamental para que o projeto piloto seja implantado com sucesso aqui e em todo o estado”, comentou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

O sistema é inédito e irá identificar a quantidade, forma de transporte e a destinação dos resíduos de grandes geradores da construção civil

SIGOR
- O sistema será gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Em Santos, coordenam o projeto a Semam (Secretaria de Meio Ambiente de Santos), a Cetesb e o Sinduscon.

- Será alimentado pela internet por grandes geradores de resíduos sólidos (construtoras ou empreiteiras), encarregados pelo transporte (empresas de caçambas, entre outras) ou áreas de destino (a exemplo de aterros e recicladoras).

- A prefeitura fará o cadastro das transportadoras legalizadas.

- Antes da implementação da medida foram capacitados 1.800 profissionais e empresários ligados à construção civil, em encontros nas regionais do Sinduscon, entidade que reúne no estado mais de duas mil empresas associadas.

Santos como referência
>> Em janeiro, o município implantou o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos;

>> Para evitar e coibir o descarte irregular de entulhos, a prefeitura instituiu em janeiro lei que obriga as empresas e munícipes que geram mais de 200 quilos de materiais de construção a apresentar plano de gerenciamento de resíduos sólidos;

>> A Semam tem este ano 517 pareceres, planos de gerenciamento e remoção de resíduos da construção (67 já tem a declaração de obra concluída- sem a qual não se consegue o habite-se).]


Foto: Raimundo Rosa

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter