X

Cotidiano

Santos ganha unidade de pesquisa do Pescado

O governo estadual realizou a adequação da estrutura ligada à Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do IP para atender as demandas do setor

Rafaella Martinez

Publicado em 18/12/2018 às 09:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Equipamento funcionará na sede do Instituto de Pesca, instaldo na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 192, na Ponta da Praia / Nair Bueno/DL

Com o objetivo de impulsionar a pesquisa com foco na industrialização do pescado, o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, inaugura hoje a Unidade de Beneficiamento de Pescado do Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Marinho em Santos.

O governo estadual realizou a adequação da estrutura ligada à Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado (ULRTP) do IP para atender as demandas do setor produtivo e encontrar soluções, a partir de pesquisas, para o crescimento do consumo de produtos oriundos da pesca e da aquicultura.

De acordo com a pesquisadora Érika Fabiane Furlan, diretora da ULRTP, a adequação estrutural foi necessária para o atendimento às exigências para a obtenção do registro junto ao Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Estado de São Paulo (SISP), já que um estabelecimento para manipulação e industrialização de produtos de origem animal necessita de tal registro em um órgão federal, estadual ou municipal. No Estado de São Paulo, o SISP está vinculado à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Testes de mercado

A obtenção do SISP viabilizará a realização de testes de mercado com lotes produzidos experimentalmente no Instituto de Pesca antes do investimento pesado por parte da indústria em uma nova linha de produção.

De acordo com Érika, os estudos de mercado, escassos no Brasil, são essenciais para conhecer o ­público-alvo, os concorrentes, a disposição do consumidor na aquisição do produto novo e os principais segmentos do nicho de mercado, o que possibilita ao empresário criar estratégias de ação para o seu negócio.

Outro ponto destacado pela pesquisadora do IP é que a aquisição dos equipamentos necessários poderá ser realizada por meio de parcerias com indústrias, que terão sua marca evidenciada nas visitas técnicas, cursos e treinamentos que o Instituto de Pesca oferece anualmente. Um resultado deste tipo de parceria é a doação pela empresa São Rafael de uma câmara para produtos congelados, que dará suporte à estocagem em temperaturas abaixo de -18°C para produtos e lotes industrializados na nova estrutura de ­processamento.

Além da Unidade de Beneficiamento, a ULRTP conta com um laboratório de análises físico-químicas, cozinha experimental e cabines para análises sensoriais. (Rafaella Martinez)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter