Cotidiano

Revitalização de escadaria de morro de Santos beneficiará moradores e turistas

Obra deverá ser executada no prazo de dez meses

Da Reportagem

Publicado em 14/06/2022 às 19:42

Compartilhe:

Escadaria dá acesso ao Museu de Arte Sacra (antigo Mosteiro São Bento) / Divulgação/PMS

Obras de drenagem, contenção, estabilização e acessibilidade. São estas as melhorias previstas para a escadaria Joana D´Arc (entre as ruas Santa Cecília e Getúlio Vargas), no Morro São Bento, em Santos. Os serviços de revitalização da estrutura que dá acesso ao Museu de Arte Sacra (antigo Mosteiro São Bento) e ao morro devem começar no segundo semestre.

Para isso, foi aberta licitação que definirá a empresa que realizará a obra. O edital foi lançado no último dia 27 e está disponível no Santos Portal. Os serviços previstos no projeto têm valor estimado em R$ 1.788.778,23, incluindo materiais, equipamentos e mão de obra.

Os recursos para a obra são oriundos do Governo do Estado, por meio de convênio com o Dadetur, no valor de R$ 1,3 milhão, e o restante será contrapartida do Município. A revitalização da escadaria deverá ser executada no prazo de dez meses, contados após cinco dias da emissão da ordem de serviço.

FACILIDADE DE ACESSO

As melhorias que serão implantadas na escadaria vão garantir aos usuários, mais de 8 mil moradores do Morro São Bento, e também aos turistas, maior facilidade de acesso ao Museu de Arte Sacra e ao Centro Cultural e Esportivo do Morro São Bento. Além disso, a obra valoriza e destaca a relevância histórica desta escadaria, que conta um pouco a história da cidade de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A obra compreende a implantação de 115 metros de tubulação em concreto armado (com ferro) e 353m² de piso em concreto sobre os calçamentos em paralelepípedo; instalação de 70 metros de corrimão duplo e de 528 peças em ladrilho hidráulico podotátil, o que dá autonomia às pessoas com deficiência visual.

O projeto prevê ainda a construção de uma escada hidráulica em concreto com 64 metros para solucionar problemas de drenagem de águas pluviais ao longo da escadaria. O mecanismo terá 102 metros de canaleta em concreto e servirá para diminuir a velocidade da descida da água de chuva durante o escoamento, evitando erosões.

MUSEU DE ARTE SACRA

Dotado da imagem mais antiga do Brasil com autor conhecido, a de Nossa Senhora da Conceição, de Antônio Gonçalves (reconhecida pelo Iphan), o Museu de Arte Sacra de Santos (Mass) foi inaugurado em 1981. Está localizado no prédio do antigo Mosteiro de São Bento, edifício histórico que começou a ser construído em 1644 e desde 1725 tem a forma atual. O Mass dispõe de aproximadamente 600 peças, das quais mais de 400 estão expostas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Detran confirma que pão de forma pode alterar teste de bafômetro ; VEJA VÍDEO

Assunto gerou polêmica nas redes sociais e levantou diversas dúvidas

Polícia

Homem é preso com entorpecentes em Mongaguá

Ocorrência faz parte de uma série de operações que visa atrapalhar o andamento do comércio de drogas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter