X
Guarujá

Deputada quer abrir Forte de Itapema, em Vicente de Carvalho, ao turismo

Imóvel do século 16 tem grande valor histórico e paisagístico

A Prefeitura prevê que R$ 1,5 milhão seja enviado nas próximas semanas para início das intervenções ainda neste primeiro semestre no Forte / DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE GUARUJÁ

O aproveitamento turístico de um símbolo de Vicente de Carvalho, em Guarujá, a Fortaleza Vera Cruz de Itapema, imóvel histórico do século 16, será solicitado pela deputada federal Rosana Valle (PL) às autoridades municipais e federais, em atenção à uma antiga luta do morador Natanael Silva Santos, que mantém o portal Saudoso Itapema, que defende os valores do tradicional distrito.

A histórica fortaleza foi cedida, por concessão da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), à Prefeitura de Guarujá em maio de 2020, fato que criou grande expectativa, mas ainda não resultou na abertura à visitação daquela importante edificação, que foi vital para o desenvolvimento do Porto de Santos e da região.

A deputada Rosana Valle conseguiu recursos de R$ 1,5 milhão, do Ministério do Turismo, para a recuperação das vias de acesso e do entorno da fortaleza, tombada pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1985. O imóvel de 1573 tem 9.472 metros quadrados e benfeitorias que somam 940,99 m2.

O sonho de Natanel é que a fortaleza receba turistas com frequência e se torne um ponto frequentado pela população de Itapema, como ele prefere chamar o distrito, que teve o nome alterado, em 1953, para Vicente de Carvalho, por decreto do então governador Adhemar de Barros.

“A Fortaleza de Itapema é um símbolo para os antigos moradores, que sentem orgulho do nome original do distrito. É uma causa que a deputada Rosana Valle vai abraçar para valorizar um ótimo ponto turístico”, disse Natanael, que foi recebido por Rosana Valle no escritório regional.

A deputada vai marcar uma reunião no Iphan para avaliar quais possíveis obras de restauro podem ser feitas na fortaleza e o custo destas intervenções. Também manterá contato com a Prefeitura de Guarujá, parceira do projeto de aproveitamento turístico do local.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Férias escolares de julho reacendem a discussão sobre guarda compartilhada

Especialista dá orientações sobre a divisão do tempo dos filhos com guardiões divorciados

São Vicente

Miramar Shopping traz brincadeiras de ilusão de ótica nas férias de julho

São quatro atrações espalhadas por todo o shopping que desafiam os sentidos, como a visão e o tato; evento é gratuito

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software