Reurbanização da Lagoa da Saudade está na etapa de estaqueamento

A reurbanização inclui áreas de gramado, além de um playground

Comentar
Compartilhar
24 SET 2018Por Da Reportagem18h20
As intervenções visam tornar o ambiente mais seguro para quem visita a Lagoa da SaudadeAs intervenções visam tornar o ambiente mais seguro para quem visita a Lagoa da SaudadeFoto: Divulgação/PMS

Para a construção de um amplo deck ao redor da Lagoa da Saudade, começaram a ser cravadas as estacas que vão sustentar a fundação. Com extensão de 1.600m², o novo espaço vai demandar 150 peças. A reurbanização inclui áreas de gramado, além de um playground.

As estacas, com capacidade de carga de 100 toneladas, estão sendo fincadas no solo a uma profundidade de 15 metros, serviço que deve se estender até meados de outubro. "Na sequência, começa a execução dos blocos e vigas da fundação onde vai ser apoiada a laje do deck", afirma o engenheiro Jatil Cardim Filho.

As intervenções visam tornar o ambiente mais seguro para quem visita a Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra. Além do deck, o projeto prevê a instalação de 22 bancos, dez lixeiras e novas placas de sinalização. O número de quiosques vai dobrar, passando de dois para quatro, e a iluminação estará garantida com 70 luminárias em LED.

A obra é executada pela empresa Spalla Engenharia, sob o gerenciamento da pasta de Infraestrutura e Edificações. Na realização dos serviços são utilizados recursos de convênio com o Governo do Estado. Trata-se de investimento de R$ 1,4 milhão para reurbanização que deverá ficar pronta em até seis meses.

Equipamento Turístico

A Lagoa da Saudade é lugar de descanso e ponto de encontro para apreciadores da pesca e oferece pista de skate e ponte de acesso a trecho de Mata Atlântica, próprio para caminhadas. Um sábado por mês, durante passeio da Linha Conheça Santos-Morros, há apresentações de grupos ciganos junto à gruta de sua padroeira, Santa Sara Kali, no seu entorno.