X

Cotidiano

Renato Donato está apto para concorrer às eleições

O indeferimento se deu por conta da ausência da Certidão Criminal de Segundo Grau da Justiça Estadual na papelada entregue à Justiça Eleitoral

Da Reportagem

Publicado em 16/09/2016 às 11:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Decisão sobre situação do candidato de Mongaguá foi divulgada no site do Tribunal Regional Eleitoral ontem / Luiz Torres/DL

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou ontem por meio de seu site que o candidato à Prefeitura de Mongaguá Renato Donato (PSB), assim como seu vice Fernando Gonçalves (REDE) e todos os candidatos a vereador da Coligação Novo Tempo, estão aptos para concorrer às eleições de outubro.

O indeferimento se deu por conta da ausência da Certidão Criminal de Segundo Grau da Justiça Estadual na papelada entregue à Justiça Eleitoral, contudo, o protocolo deste documento foi anexado à documentação enviada.

“O que nos faltava era a certidão criminal de segundo grau. A partir do momento que não consta nada em primeiro grau, essa certidão se torna dispensável”, afirma Renato Donato. “Nunca duvidamos de que nossa candidatura seria ­regularizada, tanto que seguimos nossa campanha normalmente”, ­comemora o ­prefeiturável.
Segundo o advogado do partido, Rodrigo Vitorino Martins, não houve impugnação de registro de candidatura.
“Feito o pedido de registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral, poderá aquele que tem interesse jurídico requerer a impugnação do candidato ou coligação, fato este que não ocorreu.”

O curto prazo para a entrega da documentação foi, inclusive, questionado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo em nota divulgada em agosto, conforme trecho a seguir. “Que, em face da exigência legal de apresentação de certidões da Justiça Estadual pelos candidatos nas eleições municipais que se ­aproximam, foram requeridas ao Egrégio Tribunal de Justiça mais de 80 mil certidões. A par dos esforços daquele Egrégio ­Tribunal, que deslocou quase 100 ­funcionários exclusivamente para emitir referidas certidões, o fato é que não se conseguiu, até o momento, quando inclusive o prazo de sua apresentação já se esgotou, que todas aquelas certidões fossem emitidas”.

Entenda

A documentação exigida pela Lei Eleitoral foi entregue pela Coligação Novo Tempo dentro do prazo.A Certidão da Justiça Estadual de Segundo Grau foi juntada ao processo na última sexta-feira, quando a assessoria jurídica do candidato opôs embargos de declaração da decisão que indeferiu o registro de candidatura. Entretanto, o juiz da 189ª Zona Eleitoral de Itanhaém negou o pedido do respectivo incidente processual.

Diante do ocorrido, a assessoria jurídica recorreu no último domingo ao TRE, a fim de reformar a sentença de 1º grau, com o recurso a Justiça Eleitoral alterou o status do candidato de “Inapto” para “Apto”. A decisão ainda precisa ser confirmada pelo TRE, mas a coligação Novo Tempo está confiante.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá irá ampliar vacinação para todos os públicos, a partir desta sexta (3)

Dose já está liberada a toda população, com mais de 6 meses de idade; mais de 26 mil doses foram aplicadas no Município, até o momento

São Vicente

PAT de São Vicente oferta 19 vagas de emprego na quinta (3)

Postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na região Insular e na Área Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter