X

Cotidiano

Reajuste da gasolina ainda é estudo, diz Mantega

O ministro explicou que a nova metodologia está sendo desenvolvida há meses pela Petrobrás

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/10/2013 às 22:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo ainda está trabalhando no mecanismo que permitirá a correção automática dos preços dos combustíveis, informou nesta quarta-feira, 30, o ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Não há metodologia fixada", afirmou, ao chegar ao evento que comemorou os 10 anos do programa Bolsa Família.

O ministro explicou que a nova metodologia está sendo desenvolvida há meses pela Petrobrás. Ele explicou que a companhia só divulgou um fato relevante sobre o assunto para atender à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), já que essa é uma informação sensível que afeta o mercado. "A Petrobras teve de soltar um fato relevante porque houve conhecimento do mercado de que estava sendo trabalhada uma metodologia." Ele acrescentou que "não é de hoje" que esse modelo está em análise. "A metodologia de reajuste é coisa séria, não pode ser feita de afogadilho", comentou.

Mantega negou, ainda, que haja uma data definida para o aumento da gasolina. Há expectativa que o reajuste seja autorizado no dia 22 de novembro, quando vence o prazo para o conselho de administração apreciar a proposta. No mesmo evento, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou ter encaminhado ao Palácio do Planalto uma proposta de aumento do porcentual de biodiesel no diesel. Segundo ele, ainda não há uma definição sobre o assunto, que está em exame.

Guido Mantega afirmou que o reajuste da gasolina ainda é estudo (Foto: Divulgação)

Pré-sal

Dez dias após o leilão de Libra, as desconfianças quanto às exigências e à governança do modelo de partilha começam a emergir entre as empresas que participam do consórcio responsável pela exploração. Sócia da Petrobras no consórcio de Libra, com 20% de participação, a francesa Total expressou nesta quarta dúvidas quanto à capacidade da indústria brasileira em suportar as demandas da exploração da área nos próximos anos.

"Precisamos estar seguros de que conseguiremos desenvolver todos os suprimentos no Brasil", afirmou o executivo, durante palestra na feira de petróleo offshore OTC Brasil, no Rio de Janeiro. Ele classificou a medida como "um desafio e uma dificuldade" para o consórcio.

Besset afirmou durante o evento que "faz parte da responsabilidade social" da empresa o apoio à indústria local. "Mas o que se tem dito no Brasil é sobre a capacidade de prover essa demanda, todas as necessidades da indústria. É um desafio."

Mais cedo, o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, defendeu a exigência. Segundo ele, o crescimento do setor contribui para reduzir o custo de produção. "Para uma empresa de petróleo não há melhor hedge do que produção de baixo custo", afirmou.

A Petrobras também ressaltou a necessidade de uma boa governança para o sucesso do projeto. "Será crucial termos boa relação com a PPSA para atingir os benefícios para todas as partes", completou José Miranda Formigli, diretor de Exploração e Produção da Petrobrás sobre a relação com a futura estatal responsável pela gestão do Pré-sal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter