Projeto educacional visa oferecer intercâmbio cultural na Europa

A iniciativa da empresa Cutrale conta com apoio da Prefeitura de Guarujá

Comentar
Compartilhar
31 MAR 201417h01

O projeto “Era uma vez... Europa” foi lançado em Guarujá na noite da última quinta-feira (27), na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá. A iniciativa da empresa Cutrale conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e visa contemplar os alunos do 9ºs anos da rede municipal de ensino. Após um processo de seleção, um grupo composto por 12 alunos finalistas ganhará um intercâmbio cultural na Espanha, em outubro, acompanhados de um professor orientador de Língua Portuguesa.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Priscilla Bonini, o projeto “é de extrema importância para os estudantes da rede de ensino porque abre novos horizontes. A prefeita Antonieta entende que nossos alunos merecem essa oportunidade de conhecer outra cultura, outro país e expandir seu conhecimento”, considerou.

A representante do Grupo Origem, que é coordenadora pedagógica do “Era uma vez... Europa”, Juliana Volpe, comenta que a experiência é aberta aos 5.300 alunos dos 9ºs anos, que vão sendo selecionados por etapas do projeto. Primeiro os professores de Educação Básica (Peb) II de Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Texto são capacitados para oferecerem aulas preparatórias para o concurso de redação. A formação resulta em encontros de quatro horas de compartilhamento (28 de março, 25 de abril, 16 e 30 de maio).

Serão escolhidos os 100 melhores textos para a etapa “Era uma vez... Redações”. Posteriormente, os melhores textos são publicados em um livro da iniciativa, que serão distribuídos em escolas e bibliotecas do Brasil e da Europa. Juliana ressalta o interesse do Município para que a iniciativa seja proveitosa. “A secretária de Educação recebeu o projeto muito bem e está buscando mais vagas para os professores. Tenho certeza que será uma experiência muito enriquecedora”, avaliou.

O projeto – O “Era uma vez... Europa” tem o objetivo de promover o desenvolvimento social e cultural dos alunos e também colaborar para a melhoria de desenvolvimento na produção de textos. As atividades compõem três etapas. As fases necessitam de inscrições de alunos e educadores, pelo site www.eraumavezeuropa.com.br. A competição de redações acontece em 7 de junho, das 9 às 14 horas.

Os 60 melhores colocados participarão de um alojamento de capoeira, no período de 7 a 13 de julho. Na etapa, os estudantes estarão envolvidos em diversas atividades esportivas e culturais, para competir pela vitória. Da segunda etapa, serão 12 jovens classificados do Município, para o terceiro e último passo do projeto. A etapa final será o intercâmbio cultura em Valência, na Espanha.

De acordo com o diretor de Relações Trabalhistas da empresa Cutrale, Carlos Otero de Oliveira, a ação reflete os anseios do setor privado em colaborar com o setor público no desenvolvimento da sociedade. “Acreditamos que a empresa que faz uma ação desta junto com Prefeitura busca a melhoria da qualidade de vida da sociedade. E isto faz parte do nosso plano de sustentabilidade. É um projeto no qual a gente está saindo do planejamento para entrar na execução. Queremos ver estes jovens fazendo seu intercâmbio cultural”, finalizou.