X

Cotidiano

Projeto de combate à dengue na praia visa conscientizar donos de casas de veraneio

Até o Carnaval, agentes do controle de endemias vão fazer a orientação

Da Reportagem

Publicado em 06/01/2018 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O intuito é reforçar a importância dos cuidados nos imóveis – que normalmente ficam fechados fora da temporada – a fim de evitar criadouros do mosquito Aedes aegpyti / Divulgação / PMG

Em Guarujá, o combate à dengue também é realizado nas praias. Trata-se do Projeto Verão, em que agentes do controle de endemias da Prefeitura percorrem as praias da Cidade, para conscientizar os donos de casas de veraneio que passam as férias na Cidade.

O intuito é reforçar a importância dos cuidados nos imóveis – que normalmente ficam fechados fora da temporada – a fim de evitar criadouros do mosquito Aedes aegpyti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A realização é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde.

A ação teve início agora em janeiro e deve prosseguir até o Carnaval. Além dos agentes, a equipe também terá uma tenda na praia disponibilizando orientações, material informativo, cartilhas, e até uma maquete mostrando como se formam os criadouros.

Segundo a coordenadora de combate à dengue da Secretaria de Saúde de Guarujá, Ana Lúcia Gama da Cruz, o objetivo do Projeto é orientar as pessoas que possuam imóveis na Cidade e que desfrutam o período de férias no município. “Queremos orientá-los de como é importante eles prepararem suas casas antes de irem embora”, destacou.

Ela explica que os agentes recomendam algumas dicas como: ver se a caixa d´água está sem tampa; se a bomba da piscina possui vazamento; se os ralos estão tampados/telados; se as calhas e a saída do ar condicionado apresentam acúmulo de água, ou algum outro recipiente, por menor que seja e até esquecido no quintal, por exemplo, pode ser o local perfeito para se tornar um criadouro.

“Mesmo a Cidade sem maiores problemas envolvendo as casas de veraneio, este é um trabalho de conscientização que reforçamos nesta época do ano. E uma prevenção importante para que, quando os turistas forem embora não deixem o problema aqui para a população”, frisou Ana.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter