X

Cotidiano

Programa vai revitalizar mais de 2 mil escolas com trabalho de presos no Estado de São Paulo

Escolas da rede estadual ganharão uma cara nova graças ao trabalho de presos em regime semiaberto

Da Reportagem

Publicado em 31/01/2019 às 16:35

Atualizado em 31/01/2019 às 16:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o Via Rápida, serão pintadas 500 escolas paulistas até o final do ano que vem / Divulgação/Governo do Estado

O Governador João Doria lançou nesta quarta-feira, dia 30 de janeiro, o projeto Escola + Bonita. A parceria entre as Secretarias da Administração Penitenciária (SAP), da Educação e de Desenvolvimento Econômico prevê a revitalização de 2,1 mil escolas estaduais de São Paulo até 2020. Na Baixada Santista, 75 reeducandos que cumprem pena no regime semiaberto atuam na pintura de três escolas nas cidades de Itanhaém e de São Vicente, por meio do programa Via Rápida Expresso.

"A pintura será feita em horários que não interrompam a utilização da escola e com todos os cuidados devidos, com tintas que não têm cheiro, para permitir que no dia seguinte professores, gestores, funcionários e alunos também possam frequentar", afirmou Doria.

Com o Via Rápida, serão pintadas 500 escolas paulistas até o final do ano que vem. Nessa iniciativa, os sentenciados recebem capacitação profissional e desenvolvem habilidades de pintura e de restauração em cursos de curta duração. Outras 1,6 mil instituições de ensino serão recuperadas graças ao trabalho de detentos contratados por intermédio da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" - Funap, totalizando 2,1 mil unidades escolares em todo Estado.

A aliança entre as três Secretarias, além de dar cara nova a prédios públicos e contribuir na melhoria das condições de ensino, garante que os presos do regime semiaberto recebam o diploma de pintores. "O projeto oferece uma oportunidade para que esses reeducandos, ao término da pena, saiam em liberdade capacitados para exercer uma profissão", completa o secretário da SAP, Coronel Nivaldo Cesar Restivo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter