X

Cotidiano

Presidente da Dersa defende privatizar travessias de balsas

Dentre os principais argumentos, a eliminação da burocracia que é inerente ao Poder Público, mas não ao setor privado

Da Reportagem

Publicado em 28/05/2019 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Milton Roberto Persoli defende privatizar as travessias / Nair Bueno/DL

O presidente da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), Milton Roberto Persoli defende a participação da iniciativa privada, como solução para melhoria do sistema de travessia de balsas entre Santos e Guarujá. Dentre os principais argumentos, a eliminação da burocracia que é inerente ao Poder Público, mas não ao setor privado.

"O setor privado consegue fazer melhorias de forma mais imediata. Negocia preço, negocia prazos, valores. Pode importar embarcações, pode aportar dinheiro. Tem mais facilidades e menos entraves burocráticos. No caso do Poder Público, se é difícil licitar até um simples serviço de manutenção, imagine importar uma embarcação?", disse o presidente, na Câmara de Guarujá.

Durante quase três horas, Milton Roberto Persoli falou aos vereadores guarujaenses sobre as medidas que vem sendo adotadas pela estatal a fim de sanar os transtornos sofridos por pedestres e condutores de veículos. Ele foi prestar esclarecimentos sobre os problemas que vem ocorrendo nos sistemas.

Aos parlamentares, lembrou que assumiu a direção da estatal 'numa situação bastante difícil', em meio à temporada de verão, seguida do carnaval, quando movimento torna-se bastante acentuado, e tendo como desafio a necessidade urgente de manutenção de várias embarcações, bem como de licitar serviços de reparos preventivos e, ainda, de melhorar o trabalho corretivo, a partir da ampliação do expediente das equipes especializadas - o que exige ajustes operacionais e, sobretudo, contratuais.

"Tudo isso tem que ser feito mediante licitação, conforme exige a lei, e esses processos são demorados. Além disso, nem sempre o melhor preço, é o melhor serviço - o que também exige de nós um esforço ainda maior"

Ainda assim, segundo ele, uma série de ações foram adotadas. Entre os exemplos citados: a prestação de informações em tempo real, atualizadas e com mais câmeras disponíveis; criação de aplicativo específico com esta finalidade; a instalação de painéis eletrônicos nas principais vias de Guarujá e Santos, além da ampliação da jornada de trabalho das equipes de manutenção corretiva.

Ele também lembrou que, nos próximos 30 dias, três lanchas e duas balsas que passam por reparos voltarão a operar - o que deve diminuir o tempo de espera, tanto na travessia de pedestres, como na de veículos.

Desafios

Contudo, admitiu que ainda há muitos desafios a serem vencidos para que o sistema de fato se torne eficiente. Segundo Persoli, não há um trabalho de manutenção preventiva. O foco atualmente é apenas a manutenção corretiva. Ou seja, emergencial. "Não temos balsas reservas. Se tivéssemos, não haveria demora, que é a principal queixa dos usuários".

Outro problema que, segundo o presidente da Dersa, agrava o problema é o fluxo intenso de navios no porto. "Cada vez que passa um navio, isso atrasa, em média, seis minutos a travessia das balsas".

Além disso, ele destacou a necessidade de garantir segurança aos usuários. "É um trabalho que exige segurança, manobras complexas. Não é uma operação fácil, tendo em vista a enorme quantidade de pessoas que são transportadas".

Questionado se o sistema é lucrativo à Dersa, Milton Persoli disse que não. Segundo ele, o governo estadual gasta R$ 60 milhões/ano para cobrir os custos operacionais das travessias existentes.

"Temos um custo social em outras travessias, especialmente no Litoral Sul, além de gratuidades, a exemplo do que ocorre com as bicicletas". Ainda assim, consentiu que, no caso específico da travessia Santos-Guarujá, há equilíbrio financeiro, tendo em vista a enorme quantidade de usuários.

Ao final do encontro e na presença de vários vereadores, ficou acertado que o presidente da Dersa retornará à Câmara de Guarujá, provavelmente em junho, para participar de audiência pública, aberta à toda população.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter