Continua depois da publicidade
Em reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (Consaúde) realizada na manhã desta sexta-feira (31), na Cidade, o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, defendeu a implantação de um serviço de pronto atendimento no Hospital Regional Jorge Rossmann. Atualmente o complexo hospitalar está tendo sua estrutura ampliada, mas ainda não contempla uma unidade desse tipo de atendimento emergencial.
O encontro aconteceu no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), no Centro. Esta foi a primeira reunião do consórcio e a primeira vez que o evento ocorreu em Itanhaém.
O Consaúde responde pela gestão administrativa do Hospital Regional, reunindo representantes de 24 cidades do Vale do Ribeira e do Litoral Sul. O chefe do Executivo itanhaense aproveitou a oportunidade para solicitar que o Consaúde avalie a possibilidade de incluir o projeto do pronto atendimento na obra do Hospital.
Continua depois da publicidade
“O Município está prestes a inaugurar uma Unidade de Pronto Atendimento no Jardim Sabaúna. Mas seria essencial que o Hospital também passasse a oferecer esse tipo de serviço, complementando o atendimento que o setor de saúde presta para a população”, destacou Marco Aurélio.
O presidente do Consaúde e prefeito de Pedro de Toledo, Sérgio Miyashiro, disse que a obra de ampliação vai proporcionar um aumento nas especialidades médicas e leitos. “Na verdade, consideramos o Hospital de Itanhaém como um ponto estratégico. Não por acaso, o Governo do Estado está ampliando a sua estrutura atual”.
Depois da reunião no CMTECE, os membros do Consaúde visitaram as obras de ampliação do Hospital Regional Jorge Rossmann, no Centro. O novo Hospital Regional aumentará em 155% sua capacidade de atendimento em relação a atual estrutura, chegando a 240 leitos, dos quais 60 estarão sob cuidados intensivos (20 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UTI Infantil, 20 leitos de UTI Adulto e 10 de Unidade Semi-Intensiva). A estrutura de concreto do novo prédio já começou a ser erguida. E a estrutura antiga será totalmente reformada e modernizada pelo Governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Além do prefeito Marco Aurélio, participaram da reunião os prefeitos de Jacupiranga, José Cândido Macedo; de Juquiá, Mohsen Hojeiji; e de Tapiraí, Araldo Todesco. As demais cidades integrantes do consórcio enviaram representantes.