X

Cotidiano

Praia Grande organiza fiscalização de som alto emitido na Cidade

A intenção é melhorar o trabalho de fiscalização e pontuar itens que deverão ser reformulados em futuras revisões das legislações existentes

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/01/2014 às 16:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para controlar a poluição sonora e garantir a qualidade de vida e do meio ambiente em Praia Grande, a Prefeitura realiza diversas ações de fiscalização de emissão de sons e ruídos acima da quantidade permitida. Para definir as competências desta ação, a Secretaria de Governo realizou na manhã de quinta-feira (30) uma reunião com representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Sema), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Urbanismo (Seurb) e Trânsito (Setran). A intenção é melhorar o trabalho de fiscalização e pontuar itens que deverão ser reformulados em futuras revisões das legislações existentes.

A fiscalização realizada em Praia Grande segue normativas da lei municipal 118/95, resolução do Conama 01/90, resolução Contran 204/06 e decreto 3688/41.

De acordo com a secretária de Governo, Maura Ligia Costa Russo, a próxima etapa será uma reunião sobre o assunto com representantes da Polícia Militar. “Este esclarecimento é muito importante não somente para a qualidade da execução do serviço, mas também para que a população saiba qual órgão procurar a cada caso”, afirmou.

A cidade Praia Grande irá fiscalizar o som alto (Foto: Divulgação/PMI)

No caso de veículos com som alto em vias públicas, a Setran deve ser acionada através do telefone 0800-7720194. O nível de pressão sonora não pode ser superior a 80 decibéis (medido a 7 metros de distância). O proprietário do veículo que estiver em discordância, estará cometendo uma infração de trânsito prevista no artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro (infração grave, podendo ter o carro recolhido ao Pátio Municipal). Neste caso, a exceção é para carros com publicidade em alto falante. Para denúncias de irregularidades neste tipo de atividade, o contribuinte deve entrar em contato com a Sema no telefone 3496-5731.

É a Sema também a responsável pela fiscalização por som alto em casas noturnas, indústrias e comércio em geral e demais fontes como, por exemplo, particulares com equipamentos portáteis.

A Prefeitura não tem competência de atuar em residências que apresentem emissão de som e ruídos acima do permitido. Nestes casos, a Polícia Militar deve ser acionada através do 190.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter