X

Cotidiano

Prefeito de Cubatão e clube são acionados na Justiça

O Clube Recreativo Vila Nova fica na Praça Januário Estevam de Lara Dante, 130, onde está ocorrendo uma obra. A direção nega participação e diz ser contrária ao empreendimento

Carlos Ratton

Publicado em 01/06/2021 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Parte da rua foi incorporada à área do clube, segundo advogado / Divulgação

O advogado Cícero João da Silva Júnior ingressou com uma ação popular com pedido de liminar (decisão provisória e antecipada) contra o prefeito de Cubatão, Ademário da Silva Oliveira (PSDB) e o Clube Recreativo Vila Nova por ocupação e uso supostamente irregulares de área pública. O clube fica na Praça Januário Estevam de Lara Dante, 130, onde está ocorrendo uma obra. A direção nega participação e diz ser contrária ao empreendimento. A Prefeitura informa que até o momento não foi oficialmente notificada.

O advogado acredita na possibilidade de lesão por conta de possível imoralidade administrativa, além de ofensa ao direito de ir e vir dos residentes no entorno da praça, visto que outra parte da Avenida Cruzeiro do Sul vem sendo suprimida, para que fique em conformidade com a plataforma construída e agregada a área particular do Clube.

Conforme relatado na ação, há aproximadamente três meses, a Prefeitura permitiu que um empreiteiro, não identificado, iniciasse a obra de fechamento da avenida. "A obra não consta com qualquer identificação de placa, não possibilitando a identificação da empresa responsável, o seu valor, muito menos se foi submetida a processo licitatório", alerta Cícero Júnior.

À Reportagem, o advogado salienta que, após pesquisa e conversa com alguns moradores que têm medo de se identificar por conta de possíveis represálias, ficou sabendo que a rua vai ficar no mesmo nível das casas, possibilitando inundação de garagens.

O advogado explica que, aparentemente em fase final, a obra integrou o Clube Vila Nova à Praça Januário Estevam de Lara Dante, com o fechamento da rua, limitando o acesso à Rodovia Anchieta, além de limitar o acesso de moradores na continuidade da Avenida Cruzeiro do Sul.

"Dessa forma, o clube, que possui nas suas dependências um campo de futebol, uma academia e um restaurante, passou a explorar parte da rua, calçada e praça, com a colocação de mesas, explorando bens públicos de forma individual, o que é manifestamente contrário ao interesse público", afirma, solicitando que a Justiça suspenda a obra até o julgamento final da ação.

PERDAS E DANOS.

Também pede que, ao final, Ademário e os responsáveis pelo clube sejam condenados ao pagamento das perdas e danos, com a devolução do dinheiro público eventualmente despendido com a consecução da obra irregular, além da condenação na obrigação de fazer, devendo a Avenida Cruzeiro do Sul ser reaberta na altura do número 130, com a restauração das calçadas adjacentes à Praça Januário Estevam de Lara.

CLUBE NEGA.

A Reportagem ouviu a direção do clube e constatou que o Vila Nova não sabe da ação e muito menos aprova a obra em andamento.

"Somos contrários a essa obra. Ela prejudica o clube, está sendo realizada sem ter ocorrido audiência pública com os moradores e sem autorização de Câmara, essa última necessária quando se resolve fechar uma rua", afirma o ex-vereador, advogado e presidente do Clube, Wagner Moura.

O dirigente ressalta que a obra foi realizada sem consulta ao clube, que está tendo problemas de estacionamento e com escoamento de águas pluviais.

"Se a Justiça suspender a obra será um grande favor para nós. Eu fui secretário de obras do Município e tenho convicção que essa obra é irregular pois, além da falta de autorização legislativa, está sendo feita com recursos da Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista), que não permite mudanças no projeto e, no entanto, isso foi feito por conta de estar se refazendo a drenagem", finaliza Moura. (Carlos Ratton)

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter