X

Cotidiano

Prefeito Ademário Oliveira tem 72 horas para justificar obra no Vila Nova, em Cubatão

O prazo é para que se decida se concede, ou não, liminar para parar suposta incorporação de via pública em patrimônio particular

Carlos Ratton

Publicado em 03/06/2021 às 08:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O juiz deu 72 horas de prazo, a partir da intimação, para a Prefeitura de Cubatão na ação popular / Reprodução

O juiz Rodrigo Pinati da Silva deu 72 horas de prazo, a partir da intimação, para a Prefeitura de Cubatão na ação popular com pedido de liminar (decisão provisória e antecipada) contra o prefeito de Cubatão, Ademário da Silva Oliveira (PSDB), e o Clube Recreativo Vila Nova por ocupação e uso supostamente irregulares de área pública. A Administração não respondeu à Reportagem se iria cumprir o prazo até o fechamento deste edição.

A ação foi interposta pelo advogado Cícero João da Silva Júnior. O prazo é para que a Justiça decida se concede, ou não, a liminar de paralisação da obra que ocorre na Praça Januário Estevam de Lara Dante, 130. Direção do Clube já adiantou ser contrária ao empreendimento.

O advogado acredita na possibilidade de lesão por conta de possível imoralidade administrativa, além de ofensa ao direito de ir e vir dos residentes no entorno da praça, visto que outra parte da Avenida Cruzeiro do Sul vem sendo suprimida para que fique em conformidade com a plataforma construída e agregada a área particular do Clube.

Conforme relatado na ação, há aproximadamente três meses, a Prefeitura permitiu que um empreiteiro, não identificado, iniciasse a obra de fechamento da Avenida. "A obra não consta com qualquer identificação de placa, não possibilitando a identificação da empresa responsável, o seu valor, muito menos se foi submetida a processo licitatório", alertou Cícero Júnior.

À Reportagem, o advogado salienta que, após pesquisa e conversa com alguns moradores que têm medo de se identificar por conta de possíveis represálias, ficou sabendo que a rua vai ficar no mesmo nível das casas, possibilitando inundação de garagens.

O advogado explica que, aparentemente em fase final, a obra integrou o Clube Vila Nova à Praça Januário Estevam de Lara Dante, com o fechamento da rua, limitando o acesso à Rodovia Anchieta, além de limitar o acesso de moradores na continuidade da Avenida Cruzeiro do Sul.

"Dessa forma, o Clube, que possui nas suas dependências um campo de futebol, uma academia e um restaurante, passou a explorar parte da rua, calçada e praça, com a colocação de mesas, explorando bens públicos de forma individual, o que é manifestamente contrário ao interesse público", afirma, solicitando que a Justiça suspenda a obra até o julgamento final da ação.

Cícero da Silva Júnior também pede que, ao final, o prefeito Ademário e os responsáveis pelo Clube sejam condenados ao pagamento das perdas e danos, com a devolução do dinheiro público eventualmente despendido com a consecução da obra irregular, além da condenação na obrigação de fazer, devendo a Avenida Cruzeiro do Sul ser reaberta na altura do número 130, com a restauração das calçadas adjacentes à Praça Januário Estevam de Lara.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Cotidiano

Espera na balsa entre Santos e Guarujá tem tempo elevado na noite desta quinta (24)

Balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter