Prefeita empossa conselhos municipais dos direitos do Idoso e da Segurança Alimentar

Os conselhos têm como competências o acompanhamento, discussão, elaboração, proposição e fiscalização das políticas públicas

Comentar
Compartilhar
13 MAR 201516h59

A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, empossou os membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e Conselho Municipal de Segurança Alimentar, na quinta-feira (12). A solenidade aconteceu em seu Gabinete e renovou o quadro dos colegiados para o próximo biênio. Os conselhos municipais são compostos por representantes da sociedade civil e poder público, tendo como competências o acompanhamento, discussão, elaboração, proposição e fiscalização das políticas públicas.

Os membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso foram empossados para o biênio 2014/2016. Já os integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar tomaram posse para o biênio 2015/2017. De acordo com a chefe do Executivo, “se todos os cidadãos utilizassem os conselhos para construir as políticas públicas, a sociedade seria melhor porque teríamos os cidadãos como protagonistas.”

A prefeita enfatizou ainda o compromisso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social em atender sua determinação de empoderar a sociedade. “Estamos construindo políticas públicas consistentes, que mudam a vida das pessoas. Somos a única Cidade da Baixada a ter o Plano Decenal de Educação, e estamos entre os três municípios do Estado inseridos no Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). Temos alinhamento, condução e meta”, salientou Antonieta.

Os conselhos têm como competências o acompanhamento, discussão, elaboração, proposição e fiscalização das políticas públicas (Foto: Roberto Sander/PMG)

A visão foi partilhada pela secretária municipal interina de Desenvolvimento e Assistência Social, Maria Angélica Cruz, “este é um momento de responsabilidade, alegria e comprometimento. Todos estão nos conselhos por doação, já que esta atividade não é remunerada. Que bom que a gente mora em Guarujá, em São Paulo e no Brasil, um estado democrático, onde as pessoas podem discutir políticas para melhorar a vida das pessoas.”

Expectativas – A coordenadora da Pastoral da Criança do Santo Antônio, Suely Aparecida Souza da Silva, tomou posse como membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar. “A alimentação é importante, principalmente para as crianças, e me interessei por isso. A alimentação pode até prevenir doenças e estou aqui para ajudar”, comentou.

Para o conselheiro Abmael Marcelo, que iniciou em 2000 no Conselho Municipal de Saúde e hoje também integra o Conselho Municipal do Idoso, “houve um avanço a cada ano, ao ponto de ver que hoje os conselhos da nossa Cidade são imitados por vários municípios do País. Espero que os conselheiros se envolvam da melhor forma possível, para que o Conselho seja referência para a Região, Estado e Nação. Sempre baseado no que disse Jesus Cristo em Mateus 7, versículo 2: 'Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós'.