X

Cotidiano

Prefeita empossa conselhos municipais dos direitos do Idoso e da Segurança Alimentar

Os conselhos têm como competências o acompanhamento, discussão, elaboração, proposição e fiscalização das políticas públicas

Publicado em 13/03/2015 às 16:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, empossou os membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e Conselho Municipal de Segurança Alimentar, na quinta-feira (12). A solenidade aconteceu em seu Gabinete e renovou o quadro dos colegiados para o próximo biênio. Os conselhos municipais são compostos por representantes da sociedade civil e poder público, tendo como competências o acompanhamento, discussão, elaboração, proposição e fiscalização das políticas públicas.

Os membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso foram empossados para o biênio 2014/2016. Já os integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar tomaram posse para o biênio 2015/2017. De acordo com a chefe do Executivo, “se todos os cidadãos utilizassem os conselhos para construir as políticas públicas, a sociedade seria melhor porque teríamos os cidadãos como protagonistas.”

A prefeita enfatizou ainda o compromisso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social em atender sua determinação de empoderar a sociedade. “Estamos construindo políticas públicas consistentes, que mudam a vida das pessoas. Somos a única Cidade da Baixada a ter o Plano Decenal de Educação, e estamos entre os três municípios do Estado inseridos no Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). Temos alinhamento, condução e meta”, salientou Antonieta.

Os conselhos têm como competências o acompanhamento, discussão, elaboração, proposição e fiscalização das políticas públicas (Foto: Roberto Sander/PMG)

A visão foi partilhada pela secretária municipal interina de Desenvolvimento e Assistência Social, Maria Angélica Cruz, “este é um momento de responsabilidade, alegria e comprometimento. Todos estão nos conselhos por doação, já que esta atividade não é remunerada. Que bom que a gente mora em Guarujá, em São Paulo e no Brasil, um estado democrático, onde as pessoas podem discutir políticas para melhorar a vida das pessoas.”

Expectativas – A coordenadora da Pastoral da Criança do Santo Antônio, Suely Aparecida Souza da Silva, tomou posse como membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar. “A alimentação é importante, principalmente para as crianças, e me interessei por isso. A alimentação pode até prevenir doenças e estou aqui para ajudar”, comentou.

Para o conselheiro Abmael Marcelo, que iniciou em 2000 no Conselho Municipal de Saúde e hoje também integra o Conselho Municipal do Idoso, “houve um avanço a cada ano, ao ponto de ver que hoje os conselhos da nossa Cidade são imitados por vários municípios do País. Espero que os conselheiros se envolvam da melhor forma possível, para que o Conselho seja referência para a Região, Estado e Nação. Sempre baseado no que disse Jesus Cristo em Mateus 7, versículo 2: 'Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós'.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

Cultura

Primeiro festival de sanduíche de pão de cará tem inscrições abertas

Padarias e confeitarias da Baixada Santista podem participar do evento criando sanduíches com a iguaria tipicamente santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter