X

Cotidiano

Praia Grande registra quase 10 mil atendimentos de Urgência e Emergência no Carnaval

Três unidades funcionaram ininterruptamente durante o feriado prolongado

Da Reportagem

Publicado em 15/02/2024 às 17:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os números refletem a boa estrutura oferecida pelo  Município, atendendo moradores e turistas e se destacando como  referência dentro da Região Metropolitana da Baixada Santista. / Divulgação

Praia Grande registrou 9.724 atendimentos nas unidades de Urgência e  Emergência em Saúde durante o feriado prolongado de Carnaval (10 a 14  de fevereiro). Os números refletem a boa estrutura oferecida pelo  Município, atendendo moradores e turistas e se destacando como  referência dentro da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Os atendimentos de Urgência e Emergência são realizados no  Pronto-Socorro Central (Avenida Presidente Kennedy, 1.491, Bairro  Guilhermina), UPA Samambaia (Avenida Diamantino Cruz Pereira Mourão,  s/nº, no Samambaia) e UPA Quietude (Avenida Ministro Marcos Freire,  s/nº, no Quietude), que estiveram com equipes completas para garantir  uma assistência adequada à população. Além disso, o Serviço de  Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) contou com 12 ambulâncias,  recebendo ainda o reforço de duas equipes extras para efetuar os  atendimentos.

O PS Central e as UPAs Quietude e Samambaia utilizam o sistema de  Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento aos  casos mais graves. Tal método possibilita que se saiba a gravidade do  estado de saúde do paciente, seu potencial de risco, o grau de  sofrimento, entre outras informações, impedindo que os casos mais  urgentes tenham alguma complicação e possa levar à óbito.

O sistema funciona da seguinte forma: após escuta do paciente e  checagem dos sinais vitais, a enfermagem indica aos médicos, por meio  de cores, o grau de gravidade dos pacientes. O vermelho é para  emergências (que precisam de atendimento imediato); amarelo para  urgências (o mais rápido possível); verde para consultas não-urgentes  (podem aguardar um tempo maior); azul para consultas de baixa  complexidade (serão atendidos após os anteriores). As urgências e  emergências do Samu têm atendimento imediato na sala de emergência das  unidades.

Quando procurar – Importante ressaltar que a população deve procurar  as unidades de Urgência e Emergência em casos mais agudos e urgentes,  que exigem atendimento médico imediato. Exemplos de situações que  demandam atendimento nesses equipamentos: febre alta, fraturas e  cortes com sangramento, infarto e derrame, queda com torção e dor  intensa ou suspeita de fratura, cólicas renais, falta de ar intensa,  crises convulsivas, dores fortes no peito, queimaduras, choques  elétricos, vômito constante.

Usafas – Já para os atendimentos de rotina, voltados para a promoção  da saúde e prevenção de doenças, recuperação e reabilitação, Praia  Grande conta com uma rede de Atenção Primária completa, com 30  Unidades de Saúde da Família e mais de 100 equipes, cobrindo 100% da  população na Estratégia de Saúde da Família (ESF).

“As Usafas são a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde  (SUS) e realizam uma abordagem da saúde preventiva, a partir de uma  comunidade e de um território, ou seja, os profissionais conhecem a  população, já sabem quem é hipertenso, diabético, quem tem problemas  cardíacos, e com isso é possível fazer um acompanhamento integral dos  pacientes. As Usafas ajudam a evitar encaminhamentos desnecessários  para serviços de maior complexidade e desafogam os equipamentos de  urgência e emergência. ”, explica o secretário de Saúde Pública de  Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter