Praia Grande distribui 43 mil kits de material escolar

Alunos da rede municipal recebem itens a partir de quarta-feira (5). Na quinta-feira (6) as 64 escolas da rede municipal de ensino retomam as atividades

Comentar
Compartilhar
05 FEV 201413h04

Nos primeiros dias de aula do ano letivo de 2014, aproximadamente, 43 mil estudantes receberão os kits de material escolar gratuitos entregues pela Secretaria de Educação (Seduc). A partir desta quinta-feira (6), as 64 escolas da rede municipal de ensino retomam as atividades. Serão beneficiados com caderno, lápis, borracha e demais itens alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Especial.

Cada aluno receberá materiais condizentes com o grau de escolaridade. Ao todo, foram montados nove kits diferentes. Os itens em comum são: caderno, lápis, borracha, caneta, régua, apontador, canetinha hidrográfica e agenda. Exceto para as crianças dos berçários I e II, que ganharão agenda, e berçário III, que serão contemplados, além da agenda, com bloco de papel e giz de cera grande.

Os materiais escolares representarão uma economia às finanças das famílias dos alunos. Segundo levantamento feito pela Seduc, o kit montado para estudantes matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, contando 17 itens básicos, fará com que os pais deixem de gastar cerca de R$ 100,00, destinando o dinheiro para outras prioridades. 

Além da parte financeira, os kits auxiliarão no aprendizado das crianças. “Nossa preocupação é possibilitar igualdade de condições a todos os alunos da rede e com a entrega dos kits de material escolar a administração municipal, sela com a população um compromisso social e pedagógico”, destacou a secretária de Educação, Sandra Galvão.

Nos primeiros dias de aula do ano letivo de 2014, aproximadamente, 43 mil estudantes receberão os kits de material escolar gratuitos entregues pela Seduc (Foto: Divulgação/PMPG)

“Os alunos se sentem valorizados e estimulados, pois os materiais são importantes instrumentos para aquisição de conhecimento e aprendizagem”, continuou Sandra Galvão. “O professor sendo o mediador exerce um papel fundamental neste processo, no entanto, o material escolar contribui para que a organização pedagógica aconteça desde os primeiros dias de aula”.

Em 2014, além do material, a Secretaria de Educação ainda beneficiará em torno de 36 mil alunos com uniformes escolares. Os kits devem ser entregues até o final de fevereiro. Cada estudante contemplado receberá: um conjunto formado por jaqueta e calça, uma bermuda, duas camisetas, uma camiseta regata, dois pares de meias e um tênis.

Evolução

A entrega de material e uniforme escolar estava prevista pelo programa Avança PG, lançado pelo prefeito Alberto Mourão, no início de novembro de 2013. Trata-se de conglomerado de ações que a Prefeitura de Praia Grande tomará nos próximos três anos, que prometem alavancar a economia da Cidade e melhorar ainda mais, a qualidade de vida dos moradores.

O Avança PG foi dividido em dez eixos denominados “cidades”. No Cidade Educação está prevista a construção de 17 novas escolas (duas no Bairro Vila Sônia, três no Aviação, duas no Ocian, uma no Mirim, duas no Maracanã, uma no Caiçara, uma no Samambaia, uma no Melvi e duas no Ribeirópolis). 

Será realizada a ampliação das seguintes escolas municipais: Maria dos Remédios, Manoel Nascimento Junior, Natale de Lucca, Newton de Almeida Castro, Dorivaldo Fracisco Loria, Juliana Arias Rodrigues de Oliveira e Antonio Peres Ferreira (incluindo o Centro Sócio-Terapêutico).

Também serão ampliadas as sedes: da Complementação Educacional Antônio Peres Ferreira e os pólos de atividades de praia (surfe), nos bairros Canto do Forte e Ocian. Além disso, mais sete escolas passarão a contar com bibliotecas. Por fim, está prevista a entrega de 3.640 tablets, beneficiando cerca de 30 mil alunos do ensino fundamental e 1.400 professores efetivos.