X

Cotidiano

Porto de Santos receberá 35 navios da Líberia

Risco de vírus chegar à Região é remota, diz assessor de ministro. Presidente do Sindaport quer panfletos explicativos para orientar os portuários

Publicado em 12/08/2014 às 10:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Porto de Santos receberá 35 navios oriundos da Libéria nos próximos 30 dias. O país, localizado na África Ocidental, enfrenta a epidemia do vírus Ebola. Mas, o risco de o vírus entrar no cais santista é remoto, segundo garantiu o assessor especial do ministro da Saúde, Fausto Figueira, que esteve ontem na sede do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport) para esclarecer sobre o risco.

Segundo o presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos, a visita de Fausto Figueira foi solicitada pelo sindicato para tranquilizar os trabalhadores portuários. “Nós estamos mais tranquilos, mas pedimos ao Fausto para o Ministério enviar panfletos com informações sobre o Ebola para esclarecer os trabalhadores. Ele disse que vai levar à solicitação ao ministro”, afirmou.

De acordo com Cirino, Figueira explicou que os navios que vêm da Libéria vão fazer escalas em outros portos antes e só devem chegar ao Porto de Santos após 20 dias da partida do porto africano, o que reduz qualquer risco de transmissão do vírus Ebola, se houver casos entre os tripulantes.

Devem chegar ao Porto 286 navios vindos de localidades diversas (Foto: Luiz Torres/DL)

Cirino afirmou que ao menos quatro mil portuários avulsos trabalham diretamente nas operações dos navios no Porto de Santos. “Nossa preocupação é com o lixo dos navios que é despejado no porto, água de lastro, e também com o preparo da equipe de saúde que atende tripulantes doentes. Os médicos e a equipe da Anvisa precisam ser preparados para atender tripulação com essa doença”, ressaltou o sindicalista.

“Eu acho que o OGMO, a Codesp e a Anvisa deveriam fazer uma reunião conjunta para atender a todos os trabalhadores portuários, para esclarecer, orientar melhor sobre o Ebola”, sugeriu Cirino.

Navios

De acordo com Cirino, nos próximos 30 dias devem atracar no Porto de Santos 286 navios vindos de localidades diversas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente sofrerá interdições por conta de obras da Sabesp; veja as datas

Agentes de trânsito estarão no local, reforçando a sinalização

EDUCAÇÃO

Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Prefeito tentou transformar espaço em escola cívico-militar durante Governo Bolsonaro, mas proposta não teve êxito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter