Banner gripe

Por mais segurança, CET propõe reciclagem a motoristas de Santos

Sem caráter de fiscalização, 13 motoristas foram abordados em ruas da Vila Mathias e não foram autuados, mas alertados quanto aos riscos do comportamento indevido

Comentar
Compartilhar
07 MAI 2019Por Da Reportagem04h30
O Educablitz é um projeto educativo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos)Foto: Divulgação/PMS

Estacionamento irregular e uso de celular foram as infrações mais flagradas nesta segunda-feira (6), primeiro dia do Educablitz, projeto educativo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Sem caráter de fiscalização, os 13 motoristas abordados em ruas da Vila Mathias não foram autuados, mas alertados quanto aos riscos do comportamento indevido, para própria segurança, de pedestres e outros condutores.

A equipe também flagrou outras situações, entre elas o motorista que trafegava sobre a calçada. Se a ação não fosse educativa, seria autuado por infração gravíssima, com multa multiplicada por três (valor total de R$ 880,41) e sete pontos na carteira de habilitação.

Ao invés de um auto de infração, esse e demais condutores abordados por prática indevida assinaram termo atestando terem sido orientados sobre o ato irregular e convidando para assistir a palestra na CET, para atualização sobre as normas de trânsito, atividade complementar ao projeto. Todos se dispuseram a participar.
 
Reflexão

"Tivemos muito boa receptividade nesse primeiro dia. Passada a preocupação inicial pela abordagem, os motoristas entenderam que o propósito do trabalho é orientar e motivar uma reflexão sobre comportamentos que acabam acarretando acidentes, fazendo feridos e mortos", comentou o operador de tráfego Hercules Santiago Félix, que integra a equipe de educação para o trânsito da CET. 

Nesta terça-feira (7), o projeto terá sequência pelo Gonzaga. Nos próximos dias, será no Campo Grande (8), Marapé (9) e Boqueirão (10), sempre das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.
 
Agendamento

Os motoristas abordados durante o projeto e aqueles interessados em se atualizar sobre as normas de trânsito poderão participar da palestra "Mais conhecimentos, menos acidentes", que será promovida em dois dias. No próximo dia 14, às 18h, ou dia 30, às 8h30. O agendamento deve ser feito por mensagem pelo WhatsApp para o número 99795-5943.     
 
Maio amarelo

O Educablitz integra a programação da CET-Santos para o Maio Amarelo, que visa chamar a atenção sobre o alto índice de mortos e feridos em todo mundo. Durante todo o mês, ações são propostas para conscientização de motoristas e pedestres. Neste ano, o tema adotado pelo movimento internacional é "No trânsito, o sentido é a vida".

Colunas

Contraponto