X

Cotidiano

Policial indiciado pela morte de dois negros nos Estados Unidos é absolvido

Caso fosse considerado culpado, o policial poderia pegar até 22 anos de prisão

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/05/2015 às 22:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O policial Michael Brelo, de 31 anos, indiciado pela morte de dois negros desarmados após uma perseguição em Cleveland, norte dos Estados Unidos, em 2012, foi absolvido ontem (23) por um tribunal local.

Caso fosse considerado culpado, o policial poderia pegar até 22 anos de prisão.

A decisão do juiz John O’Donnell pode reacender as tensões raciais entre as forças de segurança e a comunidade negra. Antes dar o veredito, o magistrado explicou que “não iria sacrificar” o policial caso os indícios não justificassem a sua culpabilidade.

Treze policiais dispararam 137 tiros contra o veículo de Timothy Russell, de 43 anos, e Malissa Williams, de 30 anos, que não obedeceram à ordem da polícia para parar o carro, o que resultou em uma perseguição de mais de 30 quilômetros.

O juiz O’Donnell explicou que não há indícios suficientes que comprove que as 15 balas disparadas por Brelo, quando o carro já estava parado, tenham matado o casal. Segundo ele, dois disparos do policial podem ter sido fatais para Malissa Williams e Timothy Russell, mas as provas não eram suficientes.

“Não fizemos nada de ilegal, não fizemos nada de mal”, afirmou o advogado do policial, Pat D’Angelo, que comemorou o veredito e denunciou “ameaças” feitas pelos procuradores a seu cliente.

Em Baltimore, também nos Estados Unidos, seis polícias foram formalmente indiciados nessa sexta-feira (23)  pela morte de um jovem negro, em abril. A vítima  ficou gravemente ferida enquanto era transportada em um carro de polícia, o que provocou protestos no país.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter