X

Cotidiano

Ban Ki-moon: salvar migrantes à deriva no mar deve ser "primeira prioridade"

Segundo a ONU, milhares de pessoas morrem afogadas na Baía de Bengala, um fenômeno que dura anos, mas que este mês se agravou devido à nova política repressiva tailandesa

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/05/2015 às 15:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, defendeu hoje (23) como "primeira prioridade" salvar os milhares de migrantes que, ao fugirem da perseguição de que são alvos, ficaram à deriva no mar do Sudeste Asiático, correndo risco de vida. Ban Ki-moon disse acreditar que os países da região se esforçarão para resolver o problema da minoria muçulmana rohingya que fugiu da perseguição em Myanmar e dos migrantes oriundos do Bangladesh que tentam fugir da pobreza extrema em que vivem.

"Quando as pessoas estão à deriva no mar, a primeira prioridade é olhar para elas para salvá-las e prestar-lhes assistência humanitária", disse o secretário-geral, durante visita a Hanoi. Segundo ele, o problema será resolvido em uma conferência regional na Tailândia marcada para o próximo dia 29.

Segundo a ONU, milhares de pessoas morrem afogadas na Baía de Bengala, um fenômeno que dura anos, mas que este mês se agravou devido à nova política repressiva tailandesa. Ban Ki-moon recordou as recentes reuniões com os líderes da Tailândia, Malásia e de Myanmar, que chamou para "abordar claramente as raízes deste problema”.

Ele lembrou que as vidas devem ser protegidas e que os países devem agir de acordo com a lei internacional, que estabelece a obrigação de salvar os migrantes em perigo no mar, e voltou a pedir que chefes de Estado não recusem os migrantes. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), só no primeiro trimestre deste ano, fugiram em barcos cerca de 25 mil pessoas de Bangladesh e de Myanmar, o dobro do registrado no mesmo período do ano passado.

Ban Ki-moon disse que salvar migrantes à deriva no mar deve ser a 'primeira prioridade' (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter