X

Cotidiano

Polícia prende 20 manifestantes em ato contra a Copa em São Paulo

Segundo os policiais, os detidos fazem parte do movimento Black Bloc. O local para onde eles foram encaminhados não foi divulgado

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/05/2014 às 20:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Começou pouco antes das 19h o ato organizado pelo Comitê Popular da Copa em São Paulo contra os gastos para a realização do Mundial. Antes que o protesto, que é parte do Dia Internacional de Lutas contra a Copa, tivesse início de fato, a Polícia Militar de São Paulo anunciou ter detido 20 pessoas que estariam portando coquetéis-molotovs e martelos na Rua Augusta, no centro da capital. Segundo os policiais, os detidos fazem parte do movimento Black Bloc. O local para onde eles foram encaminhados não foi divulgado.

Os manifestantes ficaram concentrados por cerca de duas horas na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, região central da capital, e seguiram em passeata pela Rua da Consolação. Segundo representantes do movimento, o grupo seguirá em direção ao Estádio do Pacaembu. O local foi escolhido porque é o único estádio público da capital paulista.  Segundo a Polícia Militar, cerca de 1,2 mil pessoas participam da passeata.

Integrante do Comitê Popular da Copa, Marina Mattar diz que a manifestação não é contra o evento esportivo. Segundo ela, o protesto busca dar visibilidade às violações de direitos que ocorreram durante a organização da Copa. “A questão não é se vai ter Copa. Já teve a Copa. Nosso objetivo é que a gente conquiste alguns direitos que a Copa ajudou a usurpar”, disse.

Antes do início da caminhada, os militantes projetaram, na lateral de um edifício na Avenida Paulista, os valores gastos na organização do evento e o nome de operários que morreram em obras de construção de estádios. Participam do protesto movimentos de luta por moradia, partidos políticos e movimentos estudantis, além de pessoas que compareceram espontaneamente ao local. Um total de 500 policiais acompanham o evento.

Vinte manifestantes foram presos (Foto: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Atrás de emprego? PAT de Guarujá oferece 53 vagas nesta sexta (26)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter