X

Cotidiano

PM reformado muda a vida de comunidade em Guarujá

Projeto Amigos da Quadra transforma equipamento sucateado em centro de esporte e cultura no Paecará

Carlos Ratton

Publicado em 01/04/2021 às 07:00

Atualizado em 01/04/2021 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em um momento de descontração antes da pandemia, Soares conversa com a garotada que passou a ter uma quadra reformada / Divulgação

Para melhorar a vida de dezenas de crianças e jovens, e recuperar um equipamento poliesportivo no bairro do Paecará, em Guarujá, o policial militar reformado Edvaldo Soares da Silva convocou vizinhos, contatou possíveis colaborares, arregaçou as mangas e lançou o Projeto Amigos da Quadra, que mudou a realidade de várias
famílias.

Depois de nove meses de trabalho, o equipamento público, localizado à Rua Manoel Mesquita da Silva com a Rua Daniel Possidônio, que antes era depósito de carros abandonados e que servia para todos o tipos de degradação social, foi recuperado.

Atualmente, a quadra serve de palco de aulas de capoeira; fit dance; funcional; caratê; vôlei adaptado e, até, cinema ao ar livre. "Decidi que não perderíamos mais crianças e jovens", explica, enfatizando que o outro coordenador do projeto é Jefferson Gonçalves Gama, o DJ Chorão.

Soares, como é conhecido no bairro, também contou com apoio do poder público. No entorno da quadra, foram colocadas lixeiras, plantas ornamentais e outras benfeitorias. "A limpeza diária do local é feita por nós, coordenadores do projeto e colaboradores, a partir das 7h30. Já existe uma conscientização sobre a necessidade de manutenção do equipamento público por parte da comunidade",
garante.

Antes, a quadra poliesportiva não possuía iluminação adequada, favorecendo o uso de entorpecentes e, consequentemente, o afastamento de famílias, principalmente, crianças. Até exploração sexual infanto-juvenil existia. "Ocorria dentro de umas kombis estacionadas. Num dado momento, percebi que o clima estava se tornando pesado e resolvi tomar a iniciativa, primeiramente pedindo para que os proprietários dos veículos os retirassem do local, o que foi atendido de pronto", relata.

Segundo Soares, que trabalhou 16 anos no helicóptero Águia da Polícia Militar (PM), após tudo reformado, o equipamento passou a servir para o desenvolvimento de trabalhos de assistência social, esportiva, cultural e lazer, levando o espaço público antes abandonado em um espaço totalmente revitalizado, diminuindo drasticamente o índice de insegurança e desconforto que existia.

A Prefeitura de Guarujá foi parceira, revela o policial reformado, ajudando na iluminação e na colocação do gradil que envolve o equipamento. "O projeto começou entre julho e agosto do ano passado mas nunca acaba, pois sempre há algum ajuste a fazer e uma nova atividade a desenvolver.

Durante a pandemia, estamos tomando todas as medidas de segurança possíveis, evitando atividades em grupo, mantendo a quadra fechada, o distanciamento e respeitando a determinação do poder público", afirma.

A coordenação do projeto também lembra que obteve apoio do vereador Wagner dos Santos Venuto, o Waguinho (DEM), em relação à aquisição de tinta e argamassa.

"A mão de obra é toda dos moradores e colaboradores. A gente se vira", afirma o sargento, alertando que seu projeto poderia servir como exemplo em outros bairros em função dos resultados positivos alcançados em pouco tempo. "Teria a muita satisfação em passar essa experiência de sucesso", finaliza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter