X

Cotidiano

Pets exóticos precisam de cuidado redobrado no inverno

Para garantir o metabolismo regulado, quem cria estes animais, cágados, tigres d'água e serpentes, deve manter equipamentos como termostatos e lâmpadas de aquecimento nos aquários e terrários

Vanessa Pimentel

Publicado em 28/06/2020 às 11:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para garantir o metabolismo regulado de quem cria cágados, por exemplo, deve-se utilizar termostatos e lâmpadas de aquecimento. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Quem tem pets exóticos precisa redobrar os cuidados durante o inverno. As baixas temperaturas mexem com o metabolismo dos bichos e podem causar desconforto e doenças em animais como calopsitas, jabutis, coelhos e serpentes.

Membro da Comissão Nacional de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAS/CFMV), o médico-veterinário Isaac Albuquerque diz que é importante saber o que é frio para animais silvestres.

"Cada espécie apresenta uma temperatura. Para uma jiboia, por exemplo, fica entre 23°C e 30°C. Abaixo disso já é frio para a espécie".

Répteis e peixes, segundo Albuquerque, sofrem nesta época do ano, pois são animais exotérmicos, ou seja, necessitam de fontes externas para manter a temperatura corporal num nível de conforto.

Para garantir o metabolismo regulado, quem cria estes animais, cágados, tigres d'água e serpentes, deve manter equipamentos como termostatos e lâmpadas de aquecimento nos aquários e terrários.

As aves também são sensíveis às baixas do termômetro, pois possuem temperatura corporal normal de 42 graus. A médica-veterinária Karolina Vitorino explica que, caso a temperatura fique abaixo dos 18 graus, vale investir em aquecedor portátil, cobertores nas gaiolas e manter os animais longe de janelas abertas, varandas e quintais.

"É recomendado um termômetro de parede, para controlar a temperatura ambiente, colocar as aves para dormir mais cedo e acordá-las mais tarde, isto é, deixar a gaiola coberta por um período maior", recomenda. A médica-veterinária sugere, ainda, que a gaiola fique parcialmente coberta também durante o dia e nada de banheira de água ou água borrifada nos animais, hábitos necessários e saudáveis em períodos quentes.

Por outro lado, roedores, como chinchilas e hamsters, gostam do frio e ficam mais ativos e brincalhões. Karolina explica que é no calor que sentem desconforto, quando são comuns casos de morte por hipertermia (subida excessiva da temperatura corporal). Como têm metabolismo acelerado, sentem-se bem na temperatura amena. "Mesmo assim, se fizer muito frio, podem se sentir incomodados", pontua.

DOENÇAS

Isaac relata que as principais doenças observadas nos animais silvestres e exóticos, em decorrência da baixa temperatura, são pneumonia, bronquite, congestão e sinusite. Karolina lembra que, nas aves, o período do inverno coincide com a muda de penas, o que demanda esforço extra do organismo e pode gerar imunodepressão. "A soma de fatores abre portas para o desenvolvimento de infecções oportunistas, não só sinusite, como até candidíase, caso alimentação e manejo não estejam adequados", alerta a médica-veterinária.

Alguns sintomas indicam o desconforto com o frio. Por isso, os tutores devem ficar alertas para identificar letargia, redução ou perda do apetite (hiporexia e anorexia) e baixa digestão. No caso das aves, podem ocorrer penas eriçadas (forma de criar uma barreira entre a temperatura corporal e a do ambiente externo), vasoconstrição periférica (patinhas e bico roxos) e tremores.

Outras espécies buscam se entocar para se aquecer. Coelhos e porquinhos da índia, que circulam mais no chão das casas, podem também desenvolver doenças respiratórias, por isso, é importante evitar que permaneçam em ambientes frios e úmidos. "Colocar feno na toca e forrar o chão com tecido soft é uma forma de protegê-los", aponta Karolina.

Outros cuidados incluem oferecer alimentos e água em temperatura ambiente. Caso guardados na geladeira, o indicado é retirá-los um pouco antes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter