26 de Abril de 2024 • 08:55
Cotidiano
Proposta é que o levantamento possa garantir engajamento popular nas decisões tomadas pelas autoridades municipais em relação à Covid-19
Pôr do sol em Santos; pesquisa vai avaliar como a população da Região vê as medidas de restrição / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL
A população da Baixada Santista concorda ou discorda das medidas que intensificam as restrições à circulação de pessoas e ao funcionamento do comércio? Vai cumpri-las? Ou outras necessidades, diversas, fará com quem mantenha a postura da fase verde do Plano São Paulo?
Foi atenta a isso, que a Badra Comunicação, empresa especializada na realização de levantamentos estatísticos de dados, iniciou na última segunda-feira, dia 7, uma ampla pesquisa de campo e que vai ouvir um total de 6.200 moradores, das nove cidades da região.
Com encerramento programado para a próxima sexta-feira, dia 11, os dados vão revelar não só a concordância ou não dos moradores em relação às medidas, mas, também, a frequência atual com a qual as pessoas têm saído de casa, bem como se avaliam como acertadas as decisões das Prefeituras das cidades onde moram, desde o surgimento da pandemia.
Segundo Priscila Franco, psicóloga e coordenadora de projeto especiais da empresa, o conjunto dos resultados a serem tabulados tem tudo para ser relevante no sentido de orientar as ações das administrações municipais. “No que pese a gravidade do cenário atual da Covid-19, qualquer medida que não encontre respaldo no sentimento popular tende a não ter eficácia. A população precisa ser ouvida e ter sua opinião levada em conta”, argumenta.
Para ela, ainda que não sejam temas que se misturem, o alto índice de abstenção, somado ao quantitativo de votos brancos e nulos, nas eleições de novembro, em muitos casos superando os 50% de eleitores aptos a votar, deu como maior recado à classe política a perda de confiança da sociedade em quem a governa. “Ninguém está disposto a furar essa ou aquela determinação. A população compreende sim a importância de se preservar vidas, mas quer, ao mesmo tempo, que suas necessidades e modos de agir e pensar sejam respeitados, quando menos, ouvidos”.
Compromisso social
Segundo Maurício Juvenal, analista de dados da Badra Comunicação, o levantamento, que encerra as atividades do instituto em 2020, faz parte do rol de ações da empresa em favor de um debate mais aberto com a sociedade em temas de relevante interesse público. “Há pelo menos 20 profissionais, de diferentes áreas, voluntariamente envolvidos nessa pesquisa. Queremos de alguma forma retribuir à sociedade a acolhida que ela mesma nos deu ao longo desse ano”, destaca.
O resultado da pesquisa, total geral e por cidade, serão integral e gratuitamente disponibilizados para os veículos de comunicação da região e, também, para as prefeituras que manifestarem interesse em receber os cadernos. “Vamos inclusive dar acesso à nossa plataforma, de modo que as administrações possam cruzar as respostas com o perfil dos entrevistados por sexo, faixa etária, renda familiar e escolaridade”.
A Badra Comunicação programa soltar o caderno de gráficos e o relatório de análise no final da tarde de sexta-feira, dia 11.
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