X

Cotidiano

Paulo Alexandre Barbosa indica gestores para Saúde e Fazenda

Prefeito anunciou mais quatro secretários e chefe de gabinete; pacote de medidas deve ser conhecido na próxima semana

Publicado em 10/12/2016 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Paulo Alexandre Barbosa anunciou mais quatros secretários e o chefe de gabinete / Rodrigo Montaldi/DL

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) anunciou ontem (9) mais quatros secretários e o chefe de gabinete que assumem os cargos a partir de 1º de janeiro. Os indicados para as pastas de Saúde, Finanças, Portos – que passa a englobar Indústria e Comércio, já atuam na Administração. Sérgio Del Bel segue no comando da Secretaria de Segurança. Na próxima semana, o chefe do Executivo deve anunciar um pacote de medidas que inclui redução de cargos, revisão de contratos e contenção de despesas.

“Estamos desenvolvendo todo o pacote de ajuste que vamos detalhar na próxima semana além da totalidade da equipe (anúncio dos demais secretários). Ele envolve corte de cargos, renegociação de contratos e contingenciamento em todas as secretarias. É um pacote de austeridade e ajuste fiscal. Um conjunto de medidas que estão sendo definidas e detalhadas”, disse Paulo Alexandre destacando que o corte de cargos se dará especialmente nas autarquias do município.

Para auxiliar a implementar as medidas, Paulo Alexandre escolheu Mauricio Franco, que atualmente ocupa o cargo de Diretor do Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Santos, para estar à frente da Secretaria da Fazenda. Ele tem 56 anos, sendo 35 dedicados à Caixa Econômica Federal onde desempenhou diversas funções de gerência e relação com governos.

“É um grande desafio. Importante perceber que a gente está em um momento conjuntural difícil, que não é novidade, nos três níveis de governo. O nosso trabalho vem em duas vertentes muito fortes que é fazer o ajuste fiscal da Prefeitura, como o prefeito já comentou, e um trabalho bem definido para 2017 com a busca de novos recursos, recursos externos. Me refiro fundamentalmente não só ao Governo Federal, mas agências de fomento nacionais e internacionais e bancos nacionais e internacionais. Desenvolver um trabalho voltado para esse tipo de captação”, destacou Franco.

Saúde

Outro anúncio destacado por Paulo Alexandre foi a mudança no comando da Secretaria de Saúde. O prefeito elogiou o trabalho do atual secretário Marcos Calvo e anunciou para o seu lugar Fábio Ferraz, que atualmente está à frente da Secretaria de Gestão.

“Precisamos aprimorar a gestão dos equipamentos. Otimizar os recursos e fazer com que eles sejam mais eficientes. Temos um plano muito consistente de ampliação da rede básica de saúde, que é fundamental. Oito policlínicas já foram entregues e duas serão entregues nos próximos dias, além do Hospital dos Estivadores. O desafio agora é que a gente possa fazer com que a máquina esteja eficiente e possa garantir um melhor atendimento à população”, afirmou Ferraz, que destacou a abertura do Hospital dos Estivadores até o próximo dia 20.

Gabinete

Atualmente no Departamento de Registro de Atos Oficiais (Derat), o advogado Sylvio Alarcon assumirá a chefia do gabinete do prefeito. “É um desafio importante porque é uma tarefa com muito mais responsabilidade, diretamente ligada ao prefeito. Estou aqui desde 2013 e espero colocar todo o conhecimento e experiência que adquiri nesses quatros a disposição diretamente agora do prefeito, que quer conferir um perfil mais jurídico, que é a minha formação, ao gabinete”, afirmou.

Alarcon destacou que entre as suas funções estará a análise de atos oficiais, projetos de lei e processos que passam diretamente ao prefeito e a parte burocrática que envolve o relacionamento com outros entes públicos como Estado e União.

Outros

Dos nomes anunciados ontem, Omar Silva Júnior, que atualmente está no comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, assumirá a Secretaria de Portos, Indústria e Comércio. Ele é engenheiro eletricista e presidiu a Cosipa de 1977 a 2005.

“O prefeito pediu para que a gente dinamizasse mais os serviços da secretaria, que tem feito um trabalho grande na área de portos. Vamos continuar e tentar fazer parcerias maiores com o Porto para que a gente tenha melhora na arrecadação e novos empregos. Essa é uma área que tem o potencial muito grande”, destacou Silva. O futuro secretário disse que entre as metas está a diminuição da burocracia para que haja mais agilidade nos processos.

Também foi anunciada a permanência de Sérgio Del Bel na Secretaria de Segurança. Durante a coletiva, o prefeito Paulo Alexandre destacou as ações na área e o desafio de armar o primeiro grupo de guardas municipais a partir de 2017.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter