X

Cotidiano

Passagens aéreas caíram 33,16% no ano até fevereiro

A maior oferta de voos, autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em função da Copa do Mundo, pode ter induzido a redução dos preços

Publicado em 12/03/2014 às 13:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os preços das passagens aéreas já acumulam uma queda de 33,16% nos dois primeiros meses de 2014, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior oferta de voos, autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em função da Copa do Mundo, pode ter induzido a redução dos preços, cogita Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do instituto.

"Algumas empresas já aumentaram a oferta de voos, porque a Anac permitiu aumentar, então pode ser. Mas a gente precisa esperar o resultado de março para entender o que está ocorrendo", ponderou Eulina.

Outra possível explicação para a redução nos preços das tarifas seria a ocorrência do carnaval apenas em março este ano. "Acho que a gente ainda precisa de mais um mês para concluir o que aconteceu aqui, mas a gente tem a impressão de que (a queda no preço) foi pelo carnaval ter acontecido mais adiante. Ou pode ter sido também a quantidade de voos, que aumentou bastante", disse.

No acumulado dos últimos 12 meses, as passagens aéreas ficaram 24,15% mais baratas. A redução nos preços das tarifas fez Brasília registrar deflação por dois meses consecutivos. O IPCA na região ficou em queda de 0,07% em janeiro, seguido por recuo de 0,12% em fevereiro.

Os preços das passagens aéreas já acumulam uma queda de 33,16% nos dois primeiros meses de 2014 (Foto: Divulgação)

"Brasília tem uma estrutura de consumo mais rica, e as passagens aéreas têm uma participação muito grande no perfil do consumidor. Como as passagens aéreas ficaram mais baratas, isso fez com que puxassem o índice para baixo", justificou a coordenadora do IBGE.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Equipe de Ginástica artística de Praia Grande embarca para a Copa Estadual

Competição acontece na cidade de Araraquara

Nacional

Calamidade: Rio Grande do Sul registra 31 mortos por causa do temporal

A Defesa Civil divulgou um novo alerta indicando a possibilidade de continuidade das chuvas até o meio-dia de segunda-feira

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter