X

Cotidiano

ONU: 110 mil fugiram da Ucrânia para a Rússia desde o início do ano

Dentro da Ucrânia, só na semana passada, 16,4 mil pessoas abandonaram as suas casas no Leste do país, elevando o número de deslocados internos a 54,4 mil

Publicado em 27/06/2014 às 15:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cerca de 110 mil pessoas fugiram da Ucrânia para a Rússia desde o início do ano e mais de 54 mil deslocaram-se dentro do território ucraniano, anunciou hoje (27) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Dentro da Ucrânia, só na semana passada, 16,4 mil pessoas abandonaram as suas casas no Leste do país, elevando o número de deslocados internos a 54,4 mil.

Entre os que fugiram para a Rússia, apenas 9,5 mil pediram asilo a Moscou. “A maioria procurou outra forma de permanecer legalmente [na Rússia] por preocupação com as complicações de um pedido de asilo” ou por “temerem represálias se regressarem à Ucrânia”, explicou a porta-voz “Desde o início de 2014, 110 mil ucranianos chegaram à Rússia”, disse Melissa Fleming, porta-voz do Acnur.

Quanto aos deslocados internos, 12 mil moravam anteriormente na Península da Crimeia, anexada pela Rússia em março.

“O aumento no número de deslocados coincide com a deterioração da situação no Leste da Ucrânia. Muitas das pessoas que entrevistamos disseram ter medo de ser sequestradas ou vítimas de violações dos direitos humanos, assim como do corte dos serviços públicos”, disse a porta-voz.

Outros optaram pelo exílio porque “perderam os meios de subsistência, havendo casos de pessoas que não puderam continuar a trabalhar [no Leste] com títulos profissionais ucranianos”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Guarda acusado de abuso de poder e uso de máquina faz acordo com MP

Os documentos só foram obtidos esta semana pela Reportagem e o acordo será homologado nos próximos dias pela Justiça

DRAMA SULISTA

Governo de SP explica o que, como e onde doar para as vítimas no Sul

Transporte dos produtos para o Rio Grande do Sul será feito pelas companhias aéreas Latam, Gol e Azul, que se voluntariaram para enviar as doações

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter