Cotidiano

Oficina divulgará no dia 31 concurso para criadores e produtores culturais negros

Promoção é do Ministério da Cultura e vai até 25 de março em Cubatão.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/01/2013 às 00:31

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Para detalhar os procedimentos relacionados com os cinco editais recentes do Ministério da Cultura voltados para a produção cultural ligada à cultura negra, será realizada no dia 31 de janeiro, às 19 horas, no Bloco Cultural do Paço Municipal, uma oficina gratuita de capacitação para os interessados, com a participação dos representantes daquele ministério em São Paulo, bem como os da Secretaria Municipal de Cultura.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os concursos abertos aos produtores e criadores negros vão até o dia 25 de março, envolvendo linguagens de cinema, de literatura, pesquisa de bibliotecas, de artes visuais, circo, música, dança e teatro.  Os prêmios profissionais, totalizando R$ 9 milhões, são garantidos nas cinco regiões do País, em parceria do Ministério da Cultura e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Os editais são de responsabilidade da Secretaria do Audiovisual, da Fundação Biblioteca Nacional e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), tendo ainda a parceria da Fundação Cultural Palmares.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Bolsa-Universidade oferece cerca de 150 vagas no Litoral Paulista

• Ar seco predominará na Baixada Santista até domingo

• Nem tudo é festa para quem mora na “praia”

O objetivo dos processos seletivos – iniciados em 20 de novembro de 2012 - é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística, como prevê o Plano Nacional de Cultura e pelo Estatuto da Igualdade Racial. A intenção é formar novos escritores; elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros; incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país; premiar curtas dirigidos ou produzidos por jovens negros, investir em criação, produção e fazer com que artistas e produtores negros ocupem palcos, teatros, ruas, escolas e galerias de arte de todo o Brasil.

Estão previstas ainda oficinas gratuitas e sem pré-requisitos para os participantes, destinadas a auxiliar os interessados na participação, em diversas regiões paulistas, sendo que a de Cubatão, no dia 31 de janeiro, atenderá a toda a Baixada Santista.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software