X

Cotidiano

No rádio, Dilma promete reforçar ações do Mais Médicos

"Vamos seguir firmes nesse caminho, pois ele significa muito mais saúde para o povo brasileiro", afirmou na edição desta terça-feira (6) da coluna "Conversa com a Presidenta"

Publicado em 05/11/2013 às 13:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A presidente Dilma Rousseff reforçou nesta terça-feira, 05, que o governo está determinado a reforçar as ações do programa "Mais Médicos". "Vamos seguir firmes nesse caminho, pois ele significa muito mais saúde para o povo brasileiro", afirmou na edição desta terça-feira (6) da coluna "Conversa com a Presidenta".

"Vamos continuar abrindo chamadas até atingir 13 mil médicos no final de março do ano que vem, dando assistência básica a mais de 46 milhões de pessoas, quase a população da Argentina", destacou Dilma na coluna de hoje. Esse material é publicado semanalmente em cerca de 200 jornais brasileiros.

Dilma reforçou que o "Mais Médicos" significa tornar realidade o Pacto pela Saúde que foi proposto em junho a governadores e a prefeitos. Naquela data, a presidente convocou reunião, no Palácio do Planalto, e propôs um conjunto de ações do setor público, em reação à onda de manifestações populares que tomou conta das ruas em todo o País.

Na área da saúde, Dilma frisou hoje que o governo está agindo para ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Para tanto, há foco nos investimentos em obras e na compra de equipamentos; mas também com aumento de profissionais disponíveis para o atendimento da população, pelo "Mais Médicos".

A presidente Dilma Rousseff reforçou nesta terça-feira, 05, que o governo está determinado a reforçar as ações do programa "Mais Médicos" (Foto: Agência Brasil)

A presidente lembrou que esta semana estão chegando novos profissionais para o programa e, com isso, o Mais Médicos já contará com 3.664 médicos. Serão atendidas periferias de grandes cidades, as médias cidades, o interior do País, em todas as regiões do país, mas com prioridade ao Norte e Nordeste. Também estão na lista distritos indígenas e comunidades quilombolas. "Até o fim deste ano o número subirá para mais de 6,6 mil médicos, cobrindo cerca de 23 milhões de pessoas", destacou.

Em dezembro, será feita uma nova chamada para o "Mais Médicos", destacou hoje Dilma. As vagas que não forem preenchidas por profissionais formados no Brasil serão oferecidas aos formados no exterior, assim como nas etapas anteriores. Pouco a pouco, a meta é atingir 13 mil médicos no final de março do ano que vem, dando assistência básica a mais de 46 milhões de pessoas. "Quase a população da Argentina", ressaltou a presidente.

Dilma destacou hoje, também, que estão sendo realizadas ações para aumentar a formação de médicos no Brasil. "Serão 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina até 2017, quase metade delas no Norte e no Nordeste", afirmou.

Ela lembrou, ainda, dos investimentos em postos de saúde. Segundo ela, em parceria com os municípios, já foram concluídas obras em mais de 4 mil postos de saúde em todo o Brasil. "Estamos fazendo obras de ampliação e de reforma em outros 16,7 mil postos de saúde e estamos construindo mais 6,2 mil postos", reforçou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Passeio Ciclístico do Casqueiro 'Bike é Vida' ocorre neste domingo (28), em Cubatão

Kits serão entregues no próprio dia 28, às 7h, no mesmo local onde ocorrerá o evento

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter